Novembro de 2020 pode ser considerado um mês de comemorações na geração de empregos em São Sebastião do Paraíso. Conforme com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, foram registrados 471 novos postos criados no mês de referência. O período fechou com saldo positivo de 85 vagas. O saldo acumulado do ano também é positivo com 90 postos de trabalho criados.
Aos poucos a geração de empregos com carteira assinada vem se firmando na cidade após o primeiro semestre considerado crítico após os efeitos negativos da pandemia. Desde setembro que os números vêm se estabilizando com saldos positivos. O último levantamento apresentado pelo Caged confirma esta condição. Em julho, por exemplo, foram geradas 397 vagas, encerrando uma fase de instabilidades e incertezas.
Agora com um quadro mais estável na economia várias empresas e indústrias retomaram as atividades produtivas e tem sido necessário cada vez mais a contratação de trabalhadores com carteira assinada. A mesma condição é registrada nos setores do comércio e serviços. Com isso, Paraíso registrou em novembro 471 admissões e 386 desligamentos, com saldo de 85 vagas. No acumulado do ano as contratações totalizaram 5.186, enquanto que as demissões ficaram 5.096 e saldo 90 vagas, tendo ultrapassado o período mais difícil que assolou a economia.
Minas Gerais registrou, pelo sexto mês consecutivo, saldo positivo na geração de empregos. Após o impacto da chegada da pandemia de Covid-19 ao País, em março, o Estado vem apresentando superávit na criação de postos de trabalho desde junho. Em novembro, foram 155.251 admissões e 122.357 desligamentos, totalizando 32.894 vagas. Com o resultado, a geração no acumulado do ano também segue positiva desde outubro.
O Brasil abriu 414.556 vagas formais de emprego em novembro, recorde para todos os meses da série histórica Caged iniciada em 1992, desempenho que levou o saldo do ano a território positivo apesar do impacto no mercado de trabalho da pandemia de corona-vírus.
Este foi o quinto mês seguido em que o Caged ficou no azul, informou na quarta-feira (23) o Ministério da Economia, defendendo que o desempenho confirma a retomada do crescimento econômico após a fase mais crítica do surto de Covid-19, no segundo trimestre do ano.