CURTAS DA EDIÇÃO 2471

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-01-2021 00:27 | 1410
Foto: Reprodução

Posse
O vereador eleito Pedro Sérgio Delfante, suplente de Márcio Aurélio de Carvalho, comunicou que sua posse na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso será nesta quinta-feira (7/1), às 15h00 no Plenário daquela Casa. Ele é  primeiro suplente de  Márcio da Academia que foi eleito, mas faleceu no dia 31 de dezembro. “É momento de prestar homenagem ao saudoso amigo Márcio que perdemos em uma condição dolorosa”, postou Delfante.

Positivo
Em nota oficial o deputado federal Emidinho Madeira anunciou que testou positivo para Covid-19, através de teste realizado na manhã de domingo. A assessoria do parlamentar informa ainda que o deputado está bem, em isolamento e seguindo todos os protocolos de segurança determinados pelo Ministério da Saúde. Em seguida agradece todas as manifestações de carinho e orações para que Emidinho Madeira supere este momento. Ele é o segundo deputado da região a contrair o coronavírus. No ano passado o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, também testou positivo e se recuperou da doença.

Reestruturando
Por falar em Covid-19, São Sebastião do Paraíso ficou sem conhecer os números do avanço da doença nos últimos dias, devido às mudanças na administração municipal. Conforme anunciado pelo vice-prefeito Daniel Tales, todo o sistema está sendo revisado, onde foram encontradas algumas falhas no processo de notificação e que já estão sendo corrigidas. A ordem é fazer um acompanhamento mais rigoroso em relação a pessoas que precisam ficar em isolamento e não estão, além dos empregadores que exigem de seus funcionários o descumprimento as normas. Farmácias, laboratórios, planos de saúde também serão monitorados e o não atendimento à lei poderá gerar na cassação do alvará. Recado foi dado.

“Línguas quilométricas”
Na solenidade de posse na Câmara de São Sebastião do Paraíso, o presidente Lisandro Monteiro quebrou o protocolo e abriu espaço para que vereadores fizessem pronunciamentos. Chamou a atenção o do vereador Juliano Carlos Reis (Biju), que depois de agradecer seus eleitores, familiares e pessoas que disse terem lhe influenciado, afirmou que iria se abster de outra fala pelo motivo de ter alinhado um pensamento com o vereador eleito, Márcio da Academia, que faleceu antes da posse. Vou repetir somente uma fala dele, disse Biju: “A gente vai calar línguas quilométricas com trabalho e amor à nossa cidade”.

Retomando
A prefeitura anunciou que a partir de ontem, terça-feira,5, retomaria a divulgação do boletim da Covid-19, que acontece diariamente. O alerta é de que o município está no pico de casos e óbitos com tendência de aumento de casos. O prefeito Marcelo de Morais e seu vice-prefeito, Daniel Tales, disseram que vão atuar de forma mais incisiva na adoção de medidas para conter o avanço da doença no município. Uma das medidas a serem adotadas neste sentido é o aumento da testagem da população. Segundo eles a administração não fará vista grossa e fará até boletim de ocorrência caso a observação das leis e normas sejam desobedecidas.

A pé
E o prefeito de Paraíso, Marcelo de Morais, já avisou que a população poderá ficar sem transporte coletivo por alguns dias. O anúncio foi feito após reunião na segunda-feira, com representantes da empresa Viação Leopoldinense e também da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes.  Como a empresa estava pendente com a apresentação de alguns documentos, o contrato com o Município não será renovado até que a situação seja regularizada em definitivo pela empresa. Neste intervalo de tempo pode ocorrer de os ônibus deixem de literalmente circular. Morais lamentou que a situação poderia ter sido resolvida pela administração anterior, mas que está pronto para solucionar a questão. Ele explicou que o contrato de prestação de serviço venceu, exatamente segunda-feira (4), seu primeiro dia de expediente na Prefeitura.

Empregos
Uma boa nova já adiantada pela nova administração é que o trabalho para trazer mais empresas e gerar mais empregos em Paraíso terá um trabalho efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apoiado pelo Executivo. Tanto é que já estão em andamento as conversações com um novo empreendedor que quer se instalar na cidade e prevê a geração de pelo menos 250 postos de trabalho. Segundo consta, mesmo não divulgando o nome da empresa ou o ramo em que ela atua, as conversações estão adiantadas. Quanto a vinda do Atacado ABC, ainda nesta semana será protocolado na Prefeitura o projeto de construção do empreendimento que também promete gerar grande quantidade de empregos na cidade.

Passou
Foi visível o clima de descontentamento por parte do vereador Vinício Scarano com o resultado da eleição para presidente da mesa diretora da Câmara. O vencedor foi Lisandro Monteiro que permanece no cargo. Por horas Vinício não aceitou o resultado, mas depois, após aconselhamentos de amigos acabou concordando e até pediu desculpas pela forma com que reagiu. Aparadas as arestas ele se juntou aos demais vereadores e já vêm atuando de forma conjunta com os colegas para elaborar projetos que deverão ser apresentados já no início da próxima legislatura em fevereiro. Não é a primeira vez que a disputa pela presidência tenha sido tão acirrada, os modus operandis de alguns é que continuam os mesmos.

UFLA/SESC
Para quem está ansioso sobre qual o futuro da construção e instalação da unidade da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Campus Paraíso, o prefeito Marcelo de Morais anunciou que já está em contato com o ex-reitor da Universidade, José Roberto Soares Scolforo, para um posicionamento e deverão ter um encontro pessoal, em breve. Quanto ao SESC que fez a encampação da Praça de Esportes Castelo Branco e iniciou um processo de reforma no local, a expectativa é que os trabalhos sejam retomados e se não houver providências no prazo de seis meses será feito o pedido de retomada da posse do espaço pelo Município.

Educação
Duas reuniões que estão agendadas para ocorrerem nesta semana, sendo a primeira com diretores das escolas municipais e depois com os professores, vão balizar a escolha do nome titular da Secretaria Municipal de Educação que abrigará também a pasta da Cultura. É a última a ser definida dentro do chamado primeiro escalão da administração. Segundo o prefeito Marcelo de Morais, até a próxima segunda-feira,11, o nome será definido e anunciado. Com isso ficará faltando as divulgações de alguns cargos do segundo escalão. O recado já foi dado, quem for produtivo vai permanecer na função, mas quem deixar a desejar será substituído, ou seja, estes primeiros dias de governo estão sendo de observação de quem é quem entre quem faz o quê.