CURTAS DA EDIÇÃO 2472

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 09-01-2021 08:20 | 229
Foto de Reprodução

Intensidade
Quem tem acompanhado os primeiros dias de gestão da nova administração municipal em Paraíso, tem percebido uma intensidade frenética nas ações do governo local. Desde que tomou posse, o prefeito Marcelo de Morais, o vice-prefeito, Daniel Tales e seus assessores diretos praticamente não pararam de trabalhar e isso inclui o sábado, domingo. A jornada de trabalho também tem sido longa, com início das atividades bem cedo e que vão até altas horas. Logicamente que não será assim o tempo todo, com o passar do tempo tudo vai se ajustando e aos poucos entrará em seu ritmo natural.

Garra
Neste momento e nas primeiras impressões deixadas pelos novos gestores municipais fica a sensação de que não vão faltar vontade e garra em buscar soluções para os problemas da comunidade. Também ficou claro que o sistema de trabalho será diferenciado, a intenção é ser mais prático e desburocratizar as ações para que os resultados possam ser mais eficazes em todos os setores. Outro aspecto bastante destacado é a questão da transparência e as respostas imediatas aos questionamentos e dúvidas. Tem sido assim nesta primeira semana e os novos governantes já deixaram bem claro a todos que deverá ser assim o tempo todo, conforme se espera.

Gargalos
Além de resolver questões como composição dos membros da equipe de governo, o prefeito deparou com alguns assuntos com necessidades urgentes de tomada de decisão. Um destes casos é o do transporte coletivo que poderá ter novidades ou surpresa no início desta semana. A situação da Covid-19 também rendeu algumas reuniões nos últimos dias e ainda promete novas investidas. Neste aspecto o apoio e participação da comunidade será de fundamental importância para que se consiga atingir os objetivos que é reduzir a quantidade de notificação de novos casos da doença e óbitos provocados no município.

Semelhante
Com esta coluna, o vereador Sérgio Aparecido (Serginho da Soseg) comentou sobre projeto anunciado pelos vereadores Vinício Scarano e Juliano Carlos (Biju), a ser apresentado, conforme disseram logo na primeira sessão ordinária, em fevereiro, que prevê a proibição de venda e uso de fogos que provoquem estampidos, estouros, no município paraisense. Sérgio explica que possivelmente Vinício e Biju não sabiam, mas ele, por intermédio de seu assessor já havia dado entrada em igual projeto na Câmara.

União
Passado o período eleitoral e a natural acomodação dos ânimos, foi importante e interessante ver que há unidade entre as principais lideranças políticas da cidade. Isso ficou demonstrada em reunião virtual promovida pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, com participação do prefeito, vereadores, empresários locais e representantes do Governo do Estado. Se de fato conseguirem trabalhar em conjunto para as causas que se fizer necessária a união de esforços, como no exemplo desta semana, Paraíso poderá novamente decolar e assumir posição de dianteira no desenvolvimento regional. Os reflexos desta sintonia podem, ser percebidos no quanto a comunidade poderá evoluir em vários sentidos. 

Empregos
São Sebastião do Paraíso poderá registrar um salto significativo neste ano na questão da geração de empregos. A considerar dois empreendimentos, um que se instala e outro que procura expandir suas atividades no município, as perspectivas são as mais positivas podendo ser contabilizados, de início, cerca de 500 novos postos de trabalho. As tratativas estão bem avançadas nos casos já anunciados e há perspectivas favoráveis para que novas situações possam ser estabelecidas. Além da atuação do prefeito, deputado, vereadores e demais lideranças, a atuação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Diego de Carvalho Silva, será de vital importância para o bom andamento neste setor. É sabido que Diego tem atuado positivamente antes mesmo de ser indicado secretário e agora sua atuação terá fator fundamental para o sucesso do setor.

Secretariado
Numa reunião dos principais membros da administração municipal, ocorrida na quinta-feira,7, os secretários municipais de diversas pastas se manifestaram sobre seus anseios e perspectivas no governo. Questões como união, diálogo e parcerias foram levantadas para atuações em conjunto e no enfrentamento dos desafios que cada setor terá pela frente. O prefeito Marcelo de Morais acentuou que haverá interatividade entre as secretarias. Também foi falado sobre trabalho de prevenção e atuação junto a comunidade nas periferias da cidade. As demandas e os projetos já começam ser levantados e serão apresentados ao longo do período. Na próxima semana deverá ser conhecido o nome de quem assumirá a Secretaria de Educação.

Demandas
Na reunião, no meio de semana, do prefeito Marcelo de Morais, os diretores escolares foram surpreendidos com notícia de que a Prefeitura dará aporte financeiro para atender as demandas de cada estabelecimento. O setor terá atendimento uniformizado e serão feitas adequações em relação ao quadro funcional. Outra boa nova é que a Educação terá um atendimento de contabilidade exclusivo. Para avaliar a possibilidade da volta as aulas de forma presencial, foi solicitado que cada escola elabore e apresente um plano de ação e protocolo de atividade das ações a serem desenvolvidas. Sinais dos novos tempos.

Legislativo
Pelos lados da Câmara, em clima de recesso de janeiro, os ânimos foram apaziguados após a eleição dos membros da mesa diretora. Os vereadores trataram logo de desfazer as mágoas e fizeram questão de demonstrar que as arestas foram aparadas. A posse do vereador Pedro Delfante e a votação das comissões permanentes internas, em Sessão Extraordinária foram os principais destaques da casa.

Protagonistas
Já se percebe que alguns projetos já estão sendo alinhavados para serem apresentados no início dos trabalhos em fevereiro. Além de atuantes os vereadores querem estar ativos e participativos deste novo processo de construção de Paraíso que celebra em 2021, 200 anos de existência. Haverá espaço para que todos sejam protagonistas de mais este capítulo da história paraisense.