CURTAS DA EDIÇÃO 2473

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-01-2021 05:58 | 343
Foto de Reprodução

Renovação
Com o anúncio do nome do historiador Lucas Cândido de Oliveira, como titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, terminou a nomeação dos ocupantes do primeiro escalão do novo governo municipal.  Várias foram as novidades e principalmente a renovação para atender os anseios da administração dentro do perfil idealizado pelo prefeito Marcelo de Morais. Lucas é Mestre em Educação, é doutorando em História Social.

Pacheco
Pelo andar da carruagem, o senador passense, Rodrigo Pacheco, poderá ser o próximo presidente do Senado. Tudo tem conspirado a favor dele, ou seja, além do apoio de seu partido, Democratas, conseguiu aglutinar apoio de outras siglas, inclusive da ala esquerdista, além de ter a simpatia e apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro. O último mineiro a presidir o Senado foi o ex-governador Magalhães Pinto, há 44 anos.

Mais Limpa
A campanha Cidade Mais Limpa implementada pela Prefeitura de Paraíso já pode ser vista sem delongas. Vários locais públicos como praças, pontos turísticos estão passando por um processo de revitalização, começando por uma limpeza básica. A Lagoinha e algumas praças já estão passando por este processo e o que se vê não é preciso muito, mas que seja constante.

Incontáveis
Moradores na rua João Dias Neto que dá acesso à Vila Muschioni comentavam sobre o incontável número de acidentes ocorridos no final daquela via pública quando chega à rodovia BR 265. O último deles, ontem de manhã, quando um ciclista morreu ao bater na lateral de uma caminhonete. Ele não conseguiu frear a bicicleta. Conforme adiantaram, irão pedir à nova administração municipal providências para tornar a travessia mais segura.

Providenciaram
Funcionários da Copasa retornaram ao Jardim Canadá, mais precisamente na Rua Argemiro de Pádua para realizar o conserto no vazamento de água que há dias estava incomodando moradores e pessoas que passam pelo local. Detalhe que chamou a atenção é que o serviço foi feito no domingo,10, pela manhã.

Providenciaram II
Foi aberta a tubulação foi consertada e fechou-se o buraco novamente. Nos próximos dias assim que as chuvas derem uma trégua será refeita a camada de asfalto. Fica registrado o empenho dos funcionários que atuaram na obra e fizeram o reparo.

Restou
Segundo disse o prefeito Marcelo Morais, o município, leia-se Prefeitura, recebeu em 2020 algo em torno de R$ 23 milhões para combate e tratamentos necessários às complicações causadas pela Covid-19. Ao assumir o mandato, conforme explicou, havia uns R$ 3 milhões, valor que encontrou para enfrentar a situação “crítica” com crescentes casos de pessoas contaminadas e óbitos no município. Outras despesas não relacionadas à Covid, segundo Marcelo, foram pagas utilizando desse recurso.

Justificativa eleitoral
O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta semana para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições. O prazo vence na quinta-feira (14) para quem faltou ao primeiro turno das eleições municipais 2020. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro.

Recomendação
O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. O procedimento pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. O eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta.