CORONAVÍRUS

Paraíso confirma dois mil casos de Covid-19 e 64 óbitos nesta quinta

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 14-01-2021 18:34 | 1053
Foto de Reprodução

Boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira,14, confirma a preocupação das autoridades de saúde do município em relação aos casos de Covid-19 e também as mortes provocadas pela doença, que encontram-se em fase crescente. Somente neste dia foi divulgado que duas mil pessoas já contraíram a doença e 64 perderam a vida. Outro dado que também preocupa é a taxa de ocupação hospitalar onde a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia está com praticamente sua capacidade máxima preenchida.

De acordo com o boletim divulgado com as novas 91 situações realizadas Paraíso agora soma 7.317 notificações. Deste total dois mil casos foram de pessoas que testaram positivo para a doença. Em relação aos óbitos o número também continua crescendo durante a semana e o surgimento quatro confirmações eleva para 64 a quantidade de pessoas que perderam a vida em função de complicações da Covid-19.

Há ainda entre os indicadores apresentados 32 internações confirmadas, além de 19 pessoas que encontram-se em isolamento domiciliar, sendo monitoradas. Já em relação aos recuperados já são 1.875 que se livraram da doença, enquanto que 920 casos foram descartados. Também existem 40 óbitos descartados por análises laboratoriais e dois casos de morte em investigação aguardando resultado de exame.

Durante a semana um dos fatores que causou grande preocupação nas autoridades de saúde e também na Prefeitura foi o índice de ocupação hospitalar. A UTI Covid da Santa chegou as portas da superlotação e o que motivou a direção do hospital a abrir mais 10 leitos para atender a quantidade de pacientes. O município por sua vez ampliou as instalações e o horário de atendimento do Centro Covid e ainda passou a receber pacientes em situação leve, evitando que os doentes em situação menos grave sejam encaminhados e ocupem espaço na Santa Casa.

Na quinta-feira a taxa de ocupação da Enfermaria do hospital era de 86,84%, ou seja 33 dos 38 leitos estavam ocupados, sendo que 25 pacientes eram locais e oito de outros municípios. Na UTI Covid a ocupação era de 46,42%, com 13 dos 28 leitos ocupados por 10 paraisenses e três pacientes de municípios da microrregião.

Indicadores
Ainda em relação aos números do coronavírus em Paraíso o resumo apresentado pela Prefeitura informa que dos casos positivos de Covid confirmados por gênero 1.123 são mulheres, enquanto que 803 são homens. Já na relação entre os que faleceram, do total de 64, 35 são mulheres e 25 são homens  com registros feitos até 13 de janeiro. Neste caso, não estão computados os quatro novos casos registrados na quinta-feira,14.

Na relação dos bairros mais afetados, a liderança é da região central da cidade que tem 182 casos, seguido por Jardim Europa (122), Vila Formosa (92) e São Judas (88). Na sequência aparece o bairro Mocoquinha (71) casos, Lagoinha (60), Jardim Planalto (55), Jardim Coolapa (53), Zona rural (52) e São José (41).