CURTAS DA EDIÇÃO 2475

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-01-2021 05:59 | 295
Foto de Reprodução

Bradesco
O Bradesco em São Sebastião do Paraíso, conforme comunicado estampado na porta da agência, estará temporariamente fechado para higienização e cumprimento das medidas de prevenção e medidas de combate ao coronavírus. Trocando em miúdos, infelizmente algum funcionário também deve ter sido acometido pelo vírus. O comunicado destaca que na região continuam atendendo as agências de Itaú de Minas, Passos e Monte Santo de Minas. Anteriormente a agência do Banco Itaú em Paraíso também ficou fechada por alguns dias. O Bradesco não informou quando reabrirá

Coronavac
Chegaram a Passos, no meio da tarde desta terça-feira,19, onde está localizada a sede da Diretoria Regional de Saúde, as 9.467 doses da vacina Coronavac para serem imediatamente repassadas também para os 27 municípios integrados.  A expectativa é que as destinadas a Paraíso sejam entregues nesta quarta (20), Dia de São Sebastião, e a vacinação se inicie protamente, conforme a escala começando pelos grupos prioritários. Profissionais da saúde, trabalhadores da linha de frente estão entre os primeiros a serem imunizados. Depois de 21 dias eles deverão receber a segunda dose da vacina. A Enfermeira Paulina de Souza, coordenadora do Programa de Imunização no município, será a primeira a ser vacinada em Paraíso.

Esperança
A chegada da vacina é vista pela população com grande expectativa e esperança, uma vez que a pandemia iniciada há praticamente um ano mexeu com a vida de toda a sociedade. Ainda assim os especialistas alertam que poderá  levar um bom tempo, até que se atinja 80% da população vacinada para que algumas medidas possam ser abrandadas, como o descarte do uso de máscara e maior abertura das atividades coletivas, presença de público em eventos entre outras iniciativas. Até que se atinja este índice não dá para relaxar.

Não fecha
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, assegurou mais uma vez que não irá adotar medidas mais restritivas, como fechar o comércio para conter o avanço de casos positivados e óbitos por Covid-19 no município. Na tarde de segunda-feira,18, ele participou de reunião virtual dos prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG) onde a maioria dos prefeitos estão dispostos a fechar tudo, promovendo uma espécie de “lockdown” por pelo menos 12 dias. Para Marcelo esta medida pune os comerciantes e empresas que estão agindo corretamente atendendo aos protocolos estabelecidos.

Lotação
Situação semelhante viveram a Santa Casa de Passos e de São Sebastião do Paraíso que na segunda-feira,18, atingiram 100% de ocupação dos leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes cm Covid-19. Dirigentes dos dois hospitais adotaram as mesmas atitudes que é o aumento de leitos para atender as necessidades dos pacientes. Em Paraíso conforme anunciado a Santa Casa de Misericórdia estaria pronta a liberar mais oito leitos. Na semana passada foram abertos 10 leitos ampliando a capacidade de atendimento para 28. A população foi alertada que esta situação poderia tornar-se realidade, no entanto, nem todos deram ouvidos e os resultados estão aparecendo.

Startups
O deputado estadual e também 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes comemorou com bastante entusiasmo a aprovação da lei nº 24.747. Ele é um dos autores da proposição que prevê a instituição da política de incentivos à inovação tecnológica no Estado. Segundo o deputado a sanção da lei pelo governador Romeu Zema beneficiará um dos segmentos que mais cresce no mundo. São novos tempos e diferentes maneiras de gerenciar empresas, negócios e empreendimentos. A partir de agora, startups, cooperativas ou associações que atendam às condições previstas na lei podem estabelecer relações contratuais com a administração pública por meio de editais públicos e instrumentos do mesmo gênero.

Escola
E na manhã de ontem,19, o prefeito Marcelo de Morais, o vice-prefeito, Daniel Tales, acompanhado do secretário de Obras, Luerci de Paula Soares, do Educação e Cultura, Lucas Cândido, e vereadores, fizeram uma visita na Escola Municipal José Carlos Maldi, no bairro Bela Vista. Na vistorial foram verificadas e apontadas várias irregularidades na construção. A obra foi inaugurada há um ano e alguns detalhes e itens de segurança foram deixados de lado segundo apontamentos. A vereadora Cidinha Cerize lamentou que serão necessários mais recursos públicos para corrigir aquilo que não está de acordo com os padrões estabelecidos. Será uma sangria de no mínimo R$ 500 mil, conforme previsão inicial.

Conhecer
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, e sua equipe técnica da Saúde, estiveram segunda dia 18 em Paraíso para conhecer  Central Covid-19 e  seu atendimento 24 horas. Disse que pretende implantar o mesmo sistema em Passos. O prefeito Marcelo Morais explicou a ele a importância de se centralizar o atendimento e do contato preventivo para conter o avanço da doença.

Femagri virtual
Diante do quadro desafiante e a necessidade da adoção de medidas como o isolamento e distanciamento social para combater os efeitos da pandemia do Covid-19, a Cooxupé anunciou que para manter a saúde de todos os envolvidos na feira em segurança, o evento neste ano será realizado somente em ambiente virtual. Não haverá, portanto, áreas para interação social, exposições, demonstrações de maquinários e de outras tecnologias. A cooperativa está certa de que desta forma promoverá segurança e ao mesmo tempo levando aos associados muitos benefícios, em busca de mais eficiência na lavora com redução de custos. A feira acontecerá no período de 1 a 26 de fevereiro podendo ser acessada no seguinte endereço: https://www. cooxupe.com.br/femagri, ou, https://www.cooxupe. com.br/feiradocerrado .