CURTAS DA EDIÇÃO 2476

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-01-2021 06:55 | 297
Foto de Reprodução

Bom ânimo
Mais do que uma questão de boa vontade, não demorou muito e a prefeitura de Paraíso a partir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou a área aprovada pelos diretores da Cremer para a construção das novas instalações no município. O terreno que mede cerca de 4 mil metros quadrados está localizado no Residencial Santa Tereza. Será cedido à empresa e com isso está mantida a proposta para a geração de 250 empregos diretos nos próximos meses. Fosse em época passada e com tamanha celeridade e bom ânimo as chances da empresa de lubrificantes ter ficado na cidade seriam bem maiores.

Pavimentação
O deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes reuniu-se nesta semana, em Monte Santo de Minas, com o prefeito Carlos Eduardo Donnabella, o Caburé. Também participaram do encontro o vice-prefeito Bala Moraes, integrantes da Câmara dos Vereadores, secretários da administração municipal e servidores. O parlamentar anunciou indicação de emenda parlamentar de R$ 250 mil destinados a pavimentação de ruas da cidade. Durante as conversações trataram ainda sobre vários projetos que pretendem implantar no município, no Distrito de Milagres e até na zona rural. Sinal de boas perspectivas.

Revitalização
A informação de que o Complexo Esportivo do San Genaro irá passar por obras de revitalização a partir da Prefeitura é mais do que uma notícia alvissareira. O trabalho será desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Obras e a de Meio Ambiente. Luerci de Paula Soares e Renan Jorge Preto, que respectivamente respondem pelas duas pastas já sentaram para delinear as primeiras medidas que se encontram estão em andamento. A limpeza do espaço é o passo inicial. Em seguida haverá a implantação do projeto de reurbanização do local. A participação da comunidade na manutenção do lugar será de vital importância para que os investimentos possam ser concretizados com sucesso.

Alta incidência
Com um aumento de 19% na taxa de incidência do coronavírus em Minas na última semana, o Comitê Extraordinário Covid-19 definiu, nesta semana, pela manutenção de dez das 14 macrorregiões na onda vermelha do Minas Consciente, inclusive no Sul de Minas, onde localiza-se São Sebastião do Paraíso. Na região os prefeitos de várias cidades já endureceram as regras e vão permanecer com mais restrições por pelo menos 10 dias, no intuito de tentar barrar o avanço da doença na população. Em Paraíso, a opção é por adotar medidas mais brandas mesmo com a intensificação das fiscalizações. Resultados poderão ser comparados em breve.

Transparência
Enquanto que em algumas cidades alguns políticos correram para sentar na cadeira e tomar a vacina Coronavac, com a alegação de que estavam dando bom exemplo para incentivar a população em Paraíso a situação foi bem outra. Como tem dito o tempo todo, em nome da transparência, o prefeito Marcelo de Morais fez questão de especificar quais foram os profissionais de quais setores foram vacinados. No primeiro dia da campanha a vacina chegou para 107 pessoas na Santa Casa, 53 nas USF, 38 no Centro Covid, 14 vacinadoras, 5 enfermeiros que realizam RTPCR no Centro Covid, totalizando 217 profissionais imunizados.

Doses
O município paraisense recebeu inicialmente 737 doses da Coronavac para a primeira fase da campanha. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a distribuição leva em consideração critérios técnicos e a proporcionalidade na quantidade de profissionais que atuam na linha de frente. Essa deve ser a justificativa para que municípios menores que Paraíso tenham recebido maior quantidade de doses. Guaxupé, por exemplo, teria recebido 820 doses. A considerar a população são cerca de 20 mil habitantes a menos que Paraíso. Pode ser que tenham maior número de profissionais da saúde em atuação, principalmente na linha de frente.

Vagas
A Guarda Civil Municipal realizou na tarde desta sexta-feira (22/1) uma campanha de conscientização para que condutores respeitem as vagas destinadas às pessoas com deficiência e idosos. Uma viatura da GM esteve na praça Comendador José Honório (Matriz) onde, de maneira prática, um guarda caracterizado de idoso e com a frase “essa vaga não é sua nem por um minuto”, fez orientações e alertou aos condutores sobre suas obrigações no trânsito. É um bom começo. Espera-se que a Guarda Municipal também faça campanhas para se evitar excessos de velocidade por parte de condutores de veículos, que andam acelerando bem mais que o permitido. Orientação primeiro, e para os abusados que teimarem e não atender o que diz e lei, multas exemplares.

Fila
Com a retirada da tenda e das cadeiras que ficavam em frente a igreja matriz São Sebastião, na Praça Comendador José Honório, voltou aquela típica cena de centenas de pessoas aglomeradas e em fila em frente a agência da Caixa Econômica Federal, em Paraíso. A reclamação de quem necessita ir ao banco é a questão de ficar exposto ao sol quente e se chover salve-se quem puder. O objetivo da colocação da tenda era de oferecer um mínimo de conforto e até dignidade a quem usava o serviço. Com o fim do pagamento do auxílio emergencial reduziu-se bastante a quantidade de pessoas atendidas, mas sobrou um número significativo a mercê das intempéries climáticas.

Recanto Feliz
Problema enfrentado há 15 anos por pessoas que adquiriram áreas no Loteamento Recanto Feliz caminha para ser solucionado. Quinta (21/1), moradores, prefeito, secretários, procurador jurídico, vereadores se reuniram com o responsável pelo loteamento, Lúcio Pimenta.Foi dado prazo para a regularização, e o empreendedor se comprometeu cumprir a parte que lhe cabe. Conforme denunciou incontáveis vezes Sebastião Tadeu Ribeiro aqui no Jornal do Sudoeste, com pedidos de providências, os lotes foram entregues sem energia elétrica e saneamento básica, e assim permanece até os dias de hoje. Quando há interesse, encontra-se solução.