ACISSP EM FOCO: EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

Fernando Calçados, tradição em bem atender

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cidades | 25-01-2021 10:57 | 1306
Adilson Lázaro Barbosa e Gilson Barbosa
Adilson Lázaro Barbosa e Gilson Barbosa Foto de Nelson P. Duarte

Nascido em Carmópolis, Centro - Oeste das Minas Gerais, José Fernando Barbosa era um comerciante nato. Com uma experiente bagagem de vida, com seu gênio bom, mudou-se para São Sebastião do Paraíso em 1973. Nesta edição o ACISSP em FOCO conta um pouco da trajetória da empresa que completa quarenta e oito anos, do empreendedor que lhe deu o nome, e é dirigida por seus filhos, Adilson Lázaro Barbosa e Gilson Barbosa.

Fernando bem jovem foi para o Rio de Janeiro, trabalhou na loja de um português vendendo tecidos na Rua da Alfândega, onde atualmente é o Feirão do Saara. Contava, que na porta do estabelecimento costumeiramente havia um vendedor de canetas que, vez por outra lhe solicitava permissão para usar o sanitário da loja para lavar as mãos. Com o passar do tempo aquele vendedor de canetas não mais estava nas imediações, e Fernando soube que o “camelô” era nada mais, nada menos que Senor Abravanel, o Sílvio Santos, que mudou seu ponto de vendas para região das barcas, mudou-se para São Paulo, foi locutor na Rádio Nacional e se tornou famoso apresentador de tevê.

Fernando serviu o Exército, trabalhou como motorista de táxi no Rio, voltou para sua terra natal, e posteriormente mudou-se para Fortaleza de Minas, aonde veio ajudar seu tio na administração de uma fazenda que havia adquirido.  Casou-se com a senhora Vitória Pereira Barbosa.

Montou um comércio e tornou-se amigo de Geraldo Salviano Ferreira, o Geraldinho do Lar Moderno, de São Sebastião do Paraíso, para quem vendia gás. Fizeram incontáveis viagens para São Paulo. Fernando vinha de Fortaleza de Minas com sua DKW Vemag, e seguia com Geraldinho, para a compra de produtos para seus estabelecimentos.  Enfrentaram muita lama e pó, de vez que o asfalto somente havia de Altinópolis em diante.

Foi através do amigo Geraldinho Salviano que Fernando soube que João Marques de Souza (Zito), havia colocado sua loja na Praça Comendador José Honório, 44, à venda. Corria o ano de 1973, Fernando vendeu o Bazar São José, e tendo como sócia sua esposa Dona Vitória, adquiriu a Zito Calçados.

Assim nasceu a Fernando Calçados, que por dezessete anos esteve no calçadão da praça da Matriz até mudar-se para suas amplas instalações, construídas em imóvel adquirido dos sucessores de Zezé Amaral, na rua Pimenta de Pádua, 971.

“Passamos por vários planos econômicos, que muitas empresas não conseguiram vencer. A gente percebeu que na área esportiva havia ficado uma lacuna, pois a Pepê Artigos Esportivos estava encerrando suas atividades, e o senhor Pedro Zanin, nosso amigo, indicou algumas linhas de produtos para darmos sequência. Eu vinha com uma história com o futsal, participei da equipe que representava Paraíso, e da Praça de Esportes, orientada pelo Chiquito Tubaldini, e o que nos deu abertura e incentivo para que a Fernando Calçados entrasse também com a comercialização na área esportiva, isso há dezenove anos”, conta Adilson Lázaro Barbosa.

Adilson e seu irmão Gilson Barbosa são os atuais diretores da empresa, ingressaram na sociedade anteriormente,  suas irmãs, Joana D’arc Barbosa e Maristela Barbosa passaram fazer parte do quadro societário em 2011, antes do da “partida” de Fernando. Dona Vitória faleceu em novembro do ano passado.

Desde criança eram incentivados ao trabalho. “Gradativamente meu pai foi passando as compras e vendas para mim, e a administrativa para o Gilson. Demos sequência nessa linha de produtos esportivos, ou seja, jogos de camisa, uniformes, taças, bolas, acessórios, dentre outros utilizados no esporte. E também passamos atuar com linha country. Compramos o estoque do senhor Argemiro de Pádua, que nos indicou muitos clientes.

A loja hoje atende vários segmentos, sempre de forma diferenciada,  com amor ao próximo, dando bastante valor a algumas gerações de clientes (avô, pais, filhos e netos) que continuam nos prestigiando, salienta Adilson.

“Passamos momentos difíceis neste período de pandemia, conseguimos contornar e temos a esperança que as coisas irão caminhar bem”, afirma.

Gostaria de ressaltar a importância da ACISSP nessa nossa caminhada de 48 anos de loja, nos dando suporte nas consultas de  crediário, parceria com convênios médicos, e disponibilização de recursos financeiros via BDMG que nos dão todo  suporte. Somos gratos a ACISSP, ressalta Adilson, que traz em seu DNA o tino comercial herdado de Fernando José Barbosa.

Adilson Lázaro Barbosa e Gilson Barbosa