ACELERANDO AS VENDAS

Como manter uma equipe capacitada e motivada - 1ª parte

Para alcançar sucesso financeiro, comece definindo as estratégias. Não se inicia a construção de uma grande obra pelo telhado.
Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 27-01-2021 22:11 | 190
Foto de Reprodução

Se você está em busca de grandes resultados para o seu negócio, comece desenvolvendo a sua equipe. É fundamental promover sua capacitação, motivação e reconhecimento, tríade responsável pelo sucesso das empresas que investem nas pessoas. Essa gestão precisa ser estratégica, integrativa e alinhada aos objetivos da organização, afinal, não basta para a empresa adotar um plano perfeito de gestão se não contar com o engajamento e empenho do time que vai desenvolvê-lo.

Abordaremos tópicos importantes sobre esse assunto, de forma direta e objetiva, dividido em alguns artigos, pois a nossa finalidade é tornar prática a aplicação das técnicas ou ferramentas simples que promovem grandes melhorias. Vamos começar do começo:

ATRAÇÃO DE TALENTOS
Pesquisa realizada pela revista Você S/A aponta que 87% das dispensas de colaboradores acontecem por problemas de comportamento e apenas 13% por razões técnicas. Esse resultado dramático é consequência de falhas no recrutamento e seleção. Não basta que o membro da equipe dê resultados positivos se ele não consegue, por exemplo, seguir regras, organizar suas tarefas, interagir adequadamente com os colegas e demonstre, com frequência, dificuldade para reagir com equilíbrio às adversidades comuns no ambiente profissional, prejudicando o clima organizacional.

Dentre as inúmeras causas que podem produzir comportamentos inadequados de alguns colaboradores, destaca-se a incompatibilidade entre o seu perfil comportamental e as características da vaga que ocupam. Na maioria das empresas existem excelentes profissionais improdutivos porque estão nos cargos errados, desenvolvendo funções incompatíveis com a sua natureza.

É comum encontrarmos pessoas introvertidas ou tímidas sem resultado em cargos de comunicação e vendas e outras comunicativas e distraídas, que vivem estressadas no trabalho com cálculos e documentos.

Para transformar esse cenário num ambiente com profissionais de alta performance, que gerem resultados consistentes e sustentáveis, sempre orientamos os gestores a implementar a cultura da análise de perfil comportamental na empresa, desde o recrutamento de novos candidatos, além da equipe atual, para readequação.

ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL
Faça um mapeamento do perfil daqueles membros da sua empresa que entregam os melhores resultados, em cada setor. Esses perfis devem ser o parâmetro para análise dos candidatos às vagas com funções iguais ou semelhantes.

Avalie, também, o perfil dos colaboradores com baixa produtividade, a fim de transferi-los para cargos mais adequados às suas características. Há inúmeros cases de aumento de produtividade quando se implementa essa estratégia.

Estão disponíveis muitas opções de métodos e ferramentas de análise de perfil, mas o mais tradicional é o DISC, um método eficaz e suficiente para a maioria das necessidades, podendo ser complementado com várias outras análises, dependendo da importância e de outras características do cargo.

Nos próximos artigos, daremos continuidade ao tema.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br