PRIMEIRA SESSÃO

Câmara de Paraíso realiza a primeira sessão ordinária de 2021

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 03-02-2021 10:31 | 395
Sessão marcou o início da 38ª legislatura que vai até 2024 com vários projetos debatidos em plenário
Sessão marcou o início da 38ª legislatura que vai até 2024 com vários projetos debatidos em plenário Foto de Asscam

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso reuniu-se pela primeira vez em sessão ordinária neste ano, na noite de segunda-feira,1º de fevereiro. A reunião marcou a abertura dos trabalhos no 1º Período de 2021 da 38ª Legislatura que vai até 2024. Os destaques foram para a eleição dos membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar e também para a apresentação de novos projetos da temporada.

Logo no início dos trabalhos o vereador Sérgio Aparecido Gomes foi convidado a ocupar a secretaria da Mesa Diretora, tendo em vista a ausência do titular, Luiz Benedito de Paula.

Conforme justificado, Luiz encontra-se internado na Santa Casa de Misericórdia, onde faz tratamento contra a Covid-19. O próprio vereador tem informado que seu estado de saúde é estável e que ele respira com o auxílio de um balão de oxigênio, aguardando alta para breve.

Em seguida os trabalhos foram interrompidos para a eleição dos membros que comporão a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar pelos próximos dois anos. De acordo com a Resolução 569/2005, a Comissão é composta por quatro membros, três titulares e um suplente.  A composição ficou definida: Sérgio Gomes (PTB; presidente), Juliano Reis (PP), José Luiz das Graças (PRB) e Marcos Antônio Vitorino (PSC; suplente).

Entre as competências do grupo, estão auxiliar o presidente na manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Câmara Municipal e apresentar projeto de lei, projeto de resolução ou outra proposição atinente à matéria de sua competência.

Na pauta do dia sete novos projetos foram apresentados a maioria de autoria do vereador Pedro Sérgio Delfante. Entre eles o Projeto de Resolução que concede o título de Cidadão Honorário Paraisense ao padre Marcelo Nascimento, da Paróquia São José. Ainda do mesmo autor o projeto que isenta o cidadão desempregado do pagamento de taxa de inscrição em concurso público e o PL5080 que estabelece como essenciais as atividades realizadas em igrejas de qualquer natureza no município.

No grande expediente fizeram uso da Tribuna os vereadores José Luiz das Graças e Juliano Carlos Reis (Biju). José Luiz falou a respeito do alto valor da cobrança do metro cúbico de água e defendeu que a cobrança precisa ocorrer da pessoa certa, segundo ele do Governo de Minas e não da Copasa.

O vereador Vinício Scarano propôs que seja feita uma audiência pública sobre o mesmo assunto, antecipando que há possibilidade de redução tari-fária nos próximos meses e a questão já deve estar definida no município.

Juliano Reis por sua vez juntamente com o presidente da casa, Lisandro Monteiro fizeram questionamentos sobre a atuação da Concessionária AB Nascentes das Gerais. Juliano cobrou a implantação de medidas para se evitar que pessoas se joguem dos viadutos e pediu a ligação de ruas nos bairros Cidade Industrial, Muschioni e Cidade Nova.

Outros assuntos também foram debatidos pelos demais vereadores com designação do envio de ofícios visando o atendimento de reivindicações e atendimento aos reclames da população.