VACINAS

Segunda fase de aplicação de vacinas se inicia nesta quinta-feira em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 03-02-2021 10:30 | 407
Foto de Bryan Felipe

A primeira etapa de vacinação contra a Covid-10 foi encerrada nesta terça-feira (2/2) em São Sebastião do Paraíso. Das 737 doses disponibilizadas, 736 já foram aplicadas. Apenas uma servidora do distrito de Guardinha ainda não recebeu a vacina. A segunda fase se inicia, quinta-feira (4/4).

A partir de 4 de fevereiro, a Vigilância inicia a aplicação da segunda dose desses grupos que já foram imunizados e começa a utilizar as vacinas recebidas da AstraZeneca (um total de 810) e das novas doses da Coronavac (434), que chegaram ao município na manhã de segunda-feira (dia 1º). Com isso, mais pessoas serão vacinadas de acordo com a ordem de prioridades.

Conforme explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Fernanda Amorim Spósito Scarano, o município está seguindo uma série de critérios estabelecidos pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) para a realização dessa vacinação, que depende do envio das doses pelo estado para que todos os grupos sejam contemplados.

Foram vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, como asilo e casa de repouso (147); pessoas com deficiência e que moram em residências inclusivas (52); trabalhadores dos hospitais públicos e privados que realizam atendimento de Covid-19 (260).

Também foram imunizados trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19 (16); trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência, como UPAs e PAs (63); trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência Covid (173) e demais trabalhadores da saúde, incluindo administrativos (25). Os demais grupos serão contemplados assim que houver o envio das doses por parte do Estado.
(Secom Prefeitura SSP)