CORONAVÍRUS

Semana encerra com alta em mortes e queda nas internações por Covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 06-02-2021 05:55 | 658
Foto de Reprodução

São Sebastião do Paraíso está entre as cidades que mais tiveram mortes por Covid-19 na região do Sudoeste de Minas, segundo informação divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O município aparece na terceira colocação com 9 casos para um intervalo de uma semana, considerando os dias 29 de janeiro a 5 de fevereiro. Por outro lado, um fator que pode ser considerado positivo é queda nos índices de ocupação de leitos hospitalares destinado ao tratamento da doença que nesta sexta-feira,5, caíram, praticamente, pela metade do total disponível.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura, Paraíso teve 36 novas notificações de pessoas que testaram positivo para o coronavírus. Com isso o total de casos alcançou a casa de 8.676. Da mesma forma foram 36 os casos confirmados que somam 2.557. No município são 2.425 pessoas que contraíram a doença e se recuperaram.

Nos últimos dias o indicador que vem chamando a atenção no município é a quantidade de óbitos registrados. Nos últimos sete dias foram nove casos confirmados. Com este número a cidade ficou em terceiro lugar neste tipo de ocorrência na região, sendo superado apenas por Varginha que teve 13 casos e Passos que ficou com 10, no mesmo intervalo de tempo. Somente o boletim desta sexta-feira,5, aponta para a existência de mais duas mortes e com isso Paraíso já soma 83 ocorrências de pessoas que perderam a vida em função de complicações do coronavírus.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura, foram confirmados em isolamento domiciliar 23 casos. Também foram computados outros 180 suspeitos que são monitorados e mantidos em isolamento. Já os óbitos descartados são 46, enquanto que os recuperados descartados são 1.238. Neste intervalo não há nenhum caso de óbito em investigação.

Uma das melhores notícias referente ao Covid divulgada na sexta-feira, refere-se a taxa de ocupação na Santa Casa de Misericórdia. A Enfermaria está com 51,06% de ocupação, ou seja, 24 dos 47 leitos disponíveis estão sendo utilizados. Já a UTI Covid, tem 11 dos 20 leitos disponibilizados sendo ocupados, o que representa 55%. Há cerca de 15 dias este índice estava próximo dos 80% nas duas alas. Parte deste bom desempenho pode ser atribuído as alterações feitas no Centro do Covid que tem concentrado pacientes em estado menos grave e desta forma desafogado a quantidade de pacientes encaminhados para a Santa Casa.