PROJETOS

Câmara de Paraíso faz sessão com cinco projetos apreciados

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Política | 10-02-2021 15:00 | 313
Câmara teve Sessão movimentada com vários pronunciamento e projetos apreciados
Câmara teve Sessão movimentada com vários pronunciamento e projetos apreciados Foto de Ascam

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso realizou na noite de segunda-feira,8, a segunda sessão ordinária do 1º Período Legislativo de 2021. Durante os trabalhos foram apreciados cinco projetos sendo que em quatro deles foram apresentados pareceres das comissões internas. Destaque no Grande Expediente para apresentações de propostas relacionadas às comemorações dos 200 anos da cidade.

Ainda sem a presença do vereador Luiz Benedito de Paula, que continuava hospitalizado em recuperação da Covid-19 – ele aguardava alta para esta terça-feira,9, - a reunião também foi desfalcada de mais um vereador. Marcos Antônio Vitorino, ausentou-se em razão do falecimento de sua mãe, Maria Aparecida Vitorino, ocorrido no fim de semana. Ambas as faltas foram justificadas pelo presidente da casa Lisandro José Monteiro.

O segundo secretário Sérgio Aparecido Gomes fez a leitura de correspondências recebidas. Entre elas ofício da Concessionária AB Nascentes das Gerais que se disponibiliza  promover uma reunião com os vereadores de Paraíso no sentido de debater projetos e ações a serem desenvolvidas no Município.

Ainda foi apresentado um vídeo para a indicação dos vereadores Lisandro e Sérgio a respeito da implantação do sistema de iluminação com lâmpadas de led na cidade. Um empresário do setor anunciou que está à disposição para auxiliar em Paraíso como tem feito em várias cidades do Brasil. “São vários benefícios que vão desde a segurança, com maior luminosidade e menor custo, além do aspecto ecológico”, destaca Sérgio. O presidente Lisandro citou o caso dos postes inteligentes que além de câmeras são capazes de reduzir a iluminação em locais e momentos de pouco movimento. A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos lembrou que na gestão passada foi iniciado um processo de substituição de lâmpadas na cidade.

O vereador Pedro Sérgio Delfante fez indicação para que sejam tomadas medidas relacionadas a reabertura do Parque Municipal da Serrinha. Ele citou que o local pode ser utilizado para atividades de lazer e recreação. Mencionou ainda a necessidade de reformas e melhorias nas instalações inclusive nos espaços destinados a produção de mudas de verduras e outras plantas. Pedro também defendeu a criação de academias ao ar livre em diferentes regiões da cidade.

Da Tribuna, o vereador Juliano Carlos Reis (Biju) fez indicação solicitando a volta dos pedalinhos no Parque das Águas Santa Paula Frassinetti. “Eles marcaram época e também gerações” ressalta. E justificou que embora a cidade esteja em tempo de pandemia o equipamento é normalmente utilizado por duas pessoas, “é para lembrarmos que apesar das circunstâncias não estamos sozinhos”, observa.

A vereadora Cidinha Cerize, também lembrou da Fonte Luminosa na Praça Comendador João Alves, considerado um local que foi ponto de encontro de muitas pessoas. “Precisamos resgatar estes espaços já que estamos comemorando em 2021, os 200 anos da cidade”, disse. Biju acrescentou que nas principais praças da cidade deveria haver uma motivação neste sentido.

Entre os projetos apreciados nova proposição foi apresentada no PL nº581 de Pedro Sérgio Delfante. A iniciativa prevê o reconhecimento da Queima do Alho, como patrimônio Cultural de Paraíso.  No parecer das Comissões foi dado aval para o PL nº 1074, que concede título de Cidadão Paraisense ao Padre Marcelo Nascimento. Da mesma forma o PL nº5079 que isenta o cidadão desempregado do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos.

De autoria de Sérgio Gomes também recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças Justiça e Legislação, o PL nº5075 que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios. Também na mesma condição ficou o PL nº5077 do Executivo que revoga a doação de imóvel ao Instituto Nacional de Seguro Social. Com o parecer das comissões estes projetos já podem ser apreciados em primeira votação na próxima sessão.