ACISSP EM FOCO - EMPRESAS E EMPRESÁRIOS

Casa dos Óculos, “enxergando o mundo com bons olhos”

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Cidades | 14-02-2021 21:45 | 556
Roberta Simoni Soares de Faria
Roberta Simoni Soares de Faria Foto de Divulgação

A farmacêutica bioquímica, Roberta Simoni Soares de Faria, depois de se formar trabalhou em um laboratório. “Sempre gostei de conversar, lidar com as pessoas, e não quis ficar fazendo análises, não era aquilo que queria”, explica. Casada com o oftalmologista Eduardo Esposito de Faria, em 2003 Roberta iniciou um curso de ótica e optometria. Sua intenção seria trabalhar com lentes de contato, no entanto, em 2005 surgiu a oportunidade e foi montada a Casa dos Óculos, da qual passou ser responsável técnica. Eu vinha, há algum tempo, me qualificando nesta área, explica.

A Casa dos Óculos tem como endereço a rua Dr. Placidino Brigagão, 1664. “Era uma ótica pequena, trabalhávamos eu, minha mãe Fátima Aparecida Simoni Soares, e duas funcionárias”, explica.

A empresa cresceu, e para atender a maior demanda de clientes a loja foi ampliada em 2011, com acessos tanto pela  Dr. Placidino como pela rua Dr. Salvador Grau, na Praça da Fonte.

Foram contratados mais funcionários, mão de obra qualificada, levando-se em conta que no ramo de ótica se trata de uma venda técnica. “Fazemos treinamento interno de vendedores. Costumo dizer que não vendemos óculos, vendemos saúde ocular. Gosto de me referir ao comércio como uma extensão de saúde”, salienta Roberta, ao ressaltar que quem usa óculos sabe como é difícil ficar sem o aparato, não poder enxergar.

Com a ampliação da loja  Roberta convidou seu pai Gilberto João Soares para se integrar à empresa. “Ele me ajudou muito na parte de gestão. Foi gerente de banco por muitos anos e com sua experiência me deu uma base muito boa, observa. O crescimento da Casa dos Óculos também motivou Roberta deixar o balcão,  aprimorar-se. “Passei buscar cursos, fiz vários no Sebrae. Na Associação Comercial em todos os treinamentos que havia em gestão empresarial e mar-keting eu participava. Fiz um MBA em gestão empresarial na GV, e entendi melhor como gerir uma empresa no dia a dia.  É aprendizado diário”, disse.

Há sete anos uma segunda loja da Casa dos Óculos foi aberta na rua Coronel Francisco Adolfo, esquina com a Praça Comendador José Honório, onde foi a agência do Bemge. “Era meu sonho ter uma empresa no centro da cidade. Estava indo muito bem,  crescendo ano após ano. As duas lojas  tinham públicos específicos. Funcionários vão criando carteiras de clientes, como se fosse empresas separadas. No entanto, com a chegada da pandemia, junto veio a falta de mão de obra. Então preferi focar todas minhas energias somente em uma empresa. Remanejei funcionárias, e estamos em outra fase”.

Segundo Roberta, no primeiro momento da pandemia em março do ano passado, a exemplo de outros segmentos, houve certa insegurança em relação a compromissos com funcionários, fornecedores. “Depois que passou, nossa equipe se fortaleceu. Desde o início funcionárias se prontificaram a acatar nossas resoluções, e isso foi muito importante. A empresa voltou muito mais forte, foi um divisor de águas, um amadurecimento para a Casa dos Óculos”, salienta Roberta.

Nos próximos dias a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de São Sebastião do Paraíso iniciará as atividades da Câmara da Mulher Empresária, para a qual Roberta foi convidada participar. “É um projeto muito importante da ACISSP. Mulheres têm visão diferente, são detalhistas. Vamos unir forças aos demais segmentos, para fomentar o comércio em Paraíso”, afirma.

Empresa cidadã, a Casa dos Óculos tem seus olhos voltados para a área social, e há algum tempo identificou demanda muito grande por consultas oftalmológica e a necessidade de óculos para crianças carentes. Dr. Eduardo Esposito Faria atendeu crianças que cursaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas – o Proerd, orientado pela Polícia Militar. Depois os atendimentos passaram ser feitos de maneira pontual, e ganharam corpo em 2020.

“O Projeto Enxergando o Mundo com Bons Olhos”, da Casa dos Óculos primeiramente atendeu crianças assistidas pela Casa Menino Jesus, que foram consultadas, e receberam óculos  as que precisavam. “Depois passamos atender alunos de algumas escolas públicas. São em torno de vinte a trinta crianças por mês, e para isso contamos com alguns parceiros”, salienta.

Sozinhos, não somos ninguém. Sou muito grata às pessoas que estão comigo na Casa dos Óculos, meu pai Gilberto, minha mãe Fátima, Cleunice, Jéssica, Larissa, Anayana, as pessoas que fazem parte de nossa história, clientes, e muitos deles se tornaram nossos amigos, isso é o que nos move, conclui Roberta Simoni Soares de Faria.

Roberta também é sócia da Academia Saúde em Movimento, voltada para a saúde e bem estar, quadro societário integrado por sua cunhada Lívia, educadora física, e seu irmão Danilo, que é osteopata.