ACELERANDO AS VENDAS

Como manter uma equipe capacitada e motivada - 2ª parte -

Melhore a assertividade do processo seletivo com etapas exclusivas e bem definidas.
Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 03-02-2021 14:16 | 40
Foto de Reprodução

Antes de escolher os canais para divulgação das vagas em aberto, é necessário que a sua empresa já tenha definido, de forma objetiva e clara, os requisitos mínimos do cargo para facilitar a análise pelo candidato, como conhecimentos gerais e específicos, formação, habilidades etc., antes de se inscrever para o processo seletivo, bem como as responsabilidades que ele assumirá e os resultados esperados pela empresa, além da remuneração proposta e benefícios.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
Estruture as etapas do seu processo seletivo, com data de início e fim, que podem ser diferentes para cada cargo. Para aqueles cuja função exige redação de textos, por exemplo, além das etapas básicas de análise de perfil comportamental, curricular e entrevista, coloque uma prática de escrita. Se necessário o uso de sistemas de informática, crie um questionário com perguntas, além de teste prático. Se a habilidade de oratória é necessária, considere novas entrevistas específicas.

Para facilitar todo trabalho, desde a criação, descrição e especificação dos cargos, além da divulgação das vagas e gerenciamento das etapas da seleção, utilize planilhas ou sistemas, que reduzem o tempo e melhoram, significativamente, a assertividade do processo. Peça para nossa equipe o envio gratuito de ferramentas ou indicação de sistemas, que profissionalizarão sua gestão.

INTEGRAÇÃO DO COLABORADOR
Todos os processos de responsabilidade do RH devem ser mapeados para inovação constante. Depois de selecionado, o candidato será integrado na equipe, e essa é uma fase que precisa de muito mais atenção do que, normalmente, os gestores dedicam a ela. É nesse momento em que o novo colaborador deve ser bem acolhido pelo gestor de pessoas e/ou líder do setor, que lhe apresentará a história da empresa, sua filosofia organizacional, cultura, plano estratégico, equipe, espaços físicos, organograma, plano de cargos e salários etc. e ter acesso ao regimento interno.

Para excelência no exercício de sua função, precisa ser treinado e orientado, sendo inscrito no programa de educação continuada, programas ou atividades extras eventualmente oferecidos pela empresa, além de conhecer todos os canais de comunicação interna e externa.

São diversas as ações para que sua equipe se mantenha preparada e motivada para entregar os melhores resultados! Nos próximos artigos, daremos continuidade ao tema. Sempre que precisar, fale conosco.

Até a próxima semana!
James Warley
consultoria@idecorp.com.br