GILBERTO AMARAL

Túnel Iluminado

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 10-02-2021 15:38 | 56
Ricardo Lewandowski
Ricardo Lewandowski Foto de Reprodução

Túnel Iluminado
Caminhar sem ver é a certeza de tropeçar e perder a viagem. Estamos passando por momentos de escuridão. Onde nem lusco-fusco há para sombrear a estrada.

Queremos nossa vida de volta, queremos nosso mundo de volta. Precisamos acabar com um mal que sequer vemos ou sabemos como se desenvolve. O túnel está apagado. Nem luz nem saída se vê.

Mas uma coisa é certa - a Luz do Mundo não se apagou e ainda mostra o caminho certo e seguro. Na frustração da escuridão, podemos acender a tocha da fé e saber que assim teremos não apenas luz no fim do túnel, mas teremos o túnel iluminado. Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

A Lei é para todos
A turma do Supremo Tribunal Federal, formada pelos ministros Ricardo Lewandowski (foto), Gilmar Mendes e o novato Kassio Marques, está intencionada em colocar o Lula em liberdade. A Lei é para todos. Se tal acontecer abrangerá os demais presos em casa.

Em tempo: tem muita gente querendo saber se o Lewandowski, goleador do Bayern de Munique, é filho do ministro. Não sei e nem quero saber...

Rio Harp virtual
Sérgio Costa e Silva, que dirige há 16 anos o Rio Harp Festival, começou a organizar um livro sobre o evento, que reúne os maiores harpistas do mundo desde que foi criado. Inserido no projeto Música no Museu, o XVI Rio Harp Festival virtual apresenta, há três semanas, shows online que irão até o dia 22, sempre às 13h, com a participação de quinze músicos de nove países da América Latina, inclusive do Brasil, pelo site www.musicanomuseu.com.br.

Voo inédito
O Amazonas recebeu, na segunda-feira, 6.047 m³ de oxigênio líquido para auxiliar na recuperação de pacientes com Covid-19. O transporte foi realizado em um voo inédito entre Belém e Manaus. O avião cargueiro KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira, transportou um isotanque de 17 toneladas em um intervalo de duas horas – a operação demoraria seis dias se fosse realizada por embarcação.

CONSIGNAÇÃO  I
Palavra do Governo quando surgiu a pandemia: ”vamos suspender por um tempo a cobrança da CONSIGNAÇÃO para auxiliar o funcionário público”. Palavra é palavra e é hora de cumprir!

CONSIGNAÇÃO II
Trata-se de um empréstimo que o Banco do Brasil faz aos barnabés e desconta mensalmente do salário dos pobres coitados.

Agora é...
Ninguém vai aguentar pagar o valor salgado do IPTU, sem falar no IPVA, na conta da luz, do gás, e outros impostos que estão cada dia mais caros. Um IPTU, que em 2017 era 700 reais, hoje está 2.100,00. Como é possível se aplicar um aumento absurdo como esse? A mesma casa, a mesma área, o mesmo endereço, só o IPTU que é de outro planeta!

...o GDF
O que o governo local fez até agora? Já sugeri ao vice-governador, meu amigo Paco Britto, que todos os dirigentes devem deixar sempre uma marca após cumprir o seu mandado - eu já teria feito, se fosse governador, e só não fui porque não me candidatei -, que seria a iluminação feérica na Torre de TV, igual a da Eiffel de Paris.

Nossos aplausos
O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, autorizou sua empresa a patrocinar - serão três anos de aporte financeiro via Lei de Incentivo Fiscal -, o projeto social da Associação Esporte Vida, chamado: Academia do Futebol, onde são contemplados 300 crianças e adolescentes do Distrito Federal. A parceria é em conjunto com o Ministério da Cidadania/Subsecretaria do Esporte. Na foto, Leco/@associacaoesporteevida, Victoria e Dr. Benjamin Steinbruch.

Ti-ti-ti
Para as eleições de 2022 já começa o ti-ti-ti de nomes. Para presidente da República entre outros, Bolsonaro. Para o governo de Minas, Romeu Zema, e no Piauí, já estão falando em nomes como o de Ibaneis Rocha - que é filho de um casal de piauiense e foi criado na cidade de Corrente -, pela boa administração que vem realizando na capital do país.

MPE revertem a perda...
As micro e pequenas empresas (MPE) foram, em 2020, as únicas a conseguirem reverter a perda de postos de trabalho provocada pela pandemia. Depois de acumular um saldo negativo, até o mês de outubro, os pequenos negócios se recuperaram e fecharam o ano com a geração de 293,2 mil novos empregos. Já as médias e grandes empresas (MGE) foram na contramão, extinguindo 193,6 mil postos de trabalho.

...de empregos...
No cálculo geral, as pequenas empresas foram as grandes responsáveis pelo saldo final de 142,7 mil empregos gerados no país durante o ano, evitando que o drama do desemprego atingisse um número ainda maior de trabalhadores brasileiros. A avaliação é resultado de um estudo do Sebrae feito a partir de dados consolidados pelo Ministério da Economia.

...na pandemia
O saldo positivo de empregos gerados pelos pequenos negócios, no acumulado dos meses de julho a dezembro de 2020 (pouco mais de 1 milhão de empregos), possibilitaram a reversão do saldo negativo registrado no período mais crítico da crise econômica, situada entre março e junho.

Viva a vida!
Multi empresário com atuação de destaque na área do turismo, Luciano Carneiro mudou-se para o Rio de Janeiro, onde só quer saber de levar a vida como merece quem bem trabalha. O dono do Hotel Rio Vermelho, conhecido em Goiânia por ser autêntico gentleman, está se permitindo fazer tudo o que ainda não tinha feito, a exemplo de saltar de parapente da Pedra da Gávea. Retorna vez e outra à capital goiana para acompanhar os negócios e rever a família.  

Wolf em movimento
Voando entre a Big Apple e São Paulo desde que se desligou da Globo, o diretor Wolf Maia (foto), que fundou em Sampa uma escola de formação de artistas que leva o seu nome, instalada na Frei Caneca, espera a sua vez na fila da vacina contra a Covid-19 para ir até Goiânia. Aguarda, ansiosamente, rever a irmã, psicóloga Elzi Nascimento, e passar temporada em sua bucólica e maravilhosa fazenda em Pirenópolis, encravada entre belíssimos morros da região.

Mais encontros
A temporada dos grandes encontros familiares promete. Quem também aguarda imunização preciosa para visitar a mãe, Elzi, é Lila Nascimento, que há muito mora em Búzios, no estado do Rio. Vem acompanhada do marido, o empresário do ramo do turismo, William Quintana. Momentos de pura emoção agendado entre os diletos parentes há muito distantes uns dos outros.

Comemorações resumidas
Com zero aglomeração, mas muito glamour, o cirurgião plástico Antônio Teixeira armou jantar íntimo para o aniversário da mulher, a juíza e presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, Patrícia Carrijo, no apartamento do casal, em Goiânia. Em outro canto do país, na Praia do Forte, na Bahia, Carla Zupelli também virou a folhinha ao lado do marido, o médico Marcus Lauar.

Haja calmante
Não tem feriado nem final de semana. Psiquiatra dos mais renomados e respeitados, titular da UFG, João Alberto Campos atende full time sua exclusiva lista de pacientes tomados pelo estresse em tempos de pandemia. Mais do que medicamentos, as sensatas palestras virtuais com o doutor vem mantendo a sanidade mental de quem viu a vida virar de cabeça para baixo em curto período de tempo.

Arte atual
Artista plástico goiano conhecido internacionalmente, Siron Franco está projetando o primeiro memorial em homenagem aos profissionais de saúde que atuaram durante a pandemia. A obra vai ocupar uma praça de Goiânia – ainda a ser definida – e deve ter como base grandes blocos de granito, onde haverá inscrição de nomes de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares e outros profissionais que perderam a vida para salvar outras no processo de enfrentamento da crise desencadeada pela Covid-19.

Na foto, Leco, Victoria e Dr. Benjamin Steinbruch
o diretor Wolf Maia
Pastor Ricardo Espindola