TENTATIVA BURLAR

Pessoas estão mentindo na tentativa de burlar vacinação, e poderão responder criminalmente

Por: Redação | Categoria: Saúde | 16-02-2021 18:16 | 747
Prefeito Marcelo Morais afirma que pelo menos vinte tentativas de burlar o sistema, foram feitas
Prefeito Marcelo Morais afirma que pelo menos vinte tentativas de burlar o sistema, foram feitas Foto de Bryan Felipe

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso emitiu um comunicado na tarde desta terça-feira,16, alertando a população em relação as pessoas que estão tentando burlar o sistema de vacinação contra a Covid-19. Segundo o prefeito Marcelo Morais já foram identificados cerca de 20 casos de pessoas que entraram no link disponibilizado para tentar se inscrever previamente e receber a vacina.

“Infelizmente algumas pessoas estão agindo de má fé, estamos fazendo o levantamento e estes casos serão encaminhados para o Ministério Público”, disse o prefeito.

Conforme comunicado divulgado pela Prefeitura a "Administração Pública Municipal irá responsabilizar judicialmente aqueles que estão tentando furar a fila na vacinação contra a Covid-19".

De acordo com o prefeito Marcelo Morais em vídeo publicado nas redes sociais, "a situação tem gerado transtornos à Vigilância em Saúde e atrasado o andamento da vacinação dos grupos prioritários, uma vez que o setor precisa filtrar aqueles que realmente tem o direito à vacina", observa.

Ele enfatiza que a própria Diretoria Regional de Saúde envia uma planilha ao município determinando quais setores, pessoas e faixa etária devem ser atendidos prioritariamente.

Ainda de acordo com Marcelo Morais os casos de pessoas que têm desrespeitado a ordem natural dos fatos serão apresentados ao Ministério Público. "Já registramos mais de 20 casos, inclusive de pessoas que têm entrado no link que foi disponibilizado para cadastramento e têm enviado documentos com informações improcedentes. Desta forma a pessoa está gerando prova contra ela mesma", alerta.

A primeira listagem com os nomes de quem recebeu a primeira dose da vacina já foi encaminhada à Câmara e também ao MP. "Estamos pedindo que não tentem burlar o sistema porque vamos agir. Façam o que preconiza a legislação", completa.

Segundo o Vacinómetro, aplicativo criado pela Secretaria de Estado da Saúde e que aponta a quantidade de vacinas aplicadas no Estado e também nos municípios, na terça-feira,16, São Sebastião do Paraíso havia vacinado 1.857 pessoas (1ª dose) e 618 (2ª dose). 

Em relação aos profissionais de saúde 1.714 receberam a primeira dose e 478, a segunda. Entre os idosos em instituição de longa permanência, 123 foram imunizados com a primeira dose e 120 com a segunda. O resumo aponta ainda que 20 pessoas com deficiência, em residência inclusiva, já receberam as duas doses da vacina contra o Covid-19.

Outro dado divulgado pela Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, é que foi finalizada a vacinação de idosos com idade acima de 90 anos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no perímetro urbano. Foram vacinadas 277 pessoas, 10 não puderam vacinar, 12 recusaram e 9 não foram encontrados.

Ainda consta que dois nomes que constavam na lista faleceram, três receberam a vacina em outra região, além de quatro que ainda não completaram 90 anos.

A Vigilância em Saúde solicita que familiares de pessoas com idade acima de 90 anos, não está cadastradas em um posto de saúde, precisam procurar uma USF imediatamente para realizar o cadastro.

Aqueles da zona rural devem procurar o Ambulatório Municipal (Anexo) para atualizar este cadastro – após atualização a vacinação é feita em seguida no Posto de Puericultura.

O cadastro é importante para que a Vigilância em Saúde possa ter o registro e dar total transparência às ações.