VACINAÇÃO IDOSO

Vacinação de idosos continua nesta semana em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Saúde | 17-02-2021 07:36 | 246
Foto de Bryan Felipe

A vacinação de idosos acima de 90 anos iniciada sábado (13/2), em São Sebastião do Paraíso, continua nesta semana. Por decisão da Prefeitura visando preservar os idosos que estão sendo imunizados foram criadas cinco equipes de vacinação que estão atendendo estas pessoas em suas casas, evitando aglomerações e exposição. Segundo divulgado, somente no primeiro dia de atividade mais da metade do público alvo foi atendido.

Para a realização deste trabalho foi realizado um estudo sobre o perfil dos idosos desta faixa etária. Na avaliação foi constatado que grande parte destes idosos trata-se de pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção.

Por isso, atendendo até mesmo a opinião do vice-prefeito Daniel Tales, foi acatada a sugestão de que a vacinação para este grupo de pessoas fosse realizada nas residências.

Uma das medidas adotadas para atender a esta proposta foi a criação de equipes de vacinação. Foram criados cinco grupos de pessoas e o município foi dividido em regiões onde cada uma está atuando. A Vigilância em Saúde seguirá uma listagem de acordo com o cadastro das Unidades Básicas da Família.

A recomendação é para que quem tenha um familiar em casa que não esteja cadastrado que procure a unidade mais próxima para efetivar o cadastramento e garantir a vacina. No caso de quem reside na zona rural a procura para o cadastro deve ser feito no Anexo Municipal.

Ainda no final de semana as equipes iniciaram os trabalhos e somente no sábado,13, mais da metade dos idosos acima de 90 anos que estavam listados para ser vacinados foram imunizados.

Conforme divulgado pela Vigilância em Saúde, 52,3% dos idosos acima de 90 anos cadastrados receberam a vacina. O volume representa 155 dos 296 idosos listados, sendo que na segunda-feira,15, o trabalho teve continuidade para imunizar outros 91 idosos. Da relação inicial quatro não puderam vacinar, nove recusaram e três não foram localizados.

Também foi constatado que duas pessoas relacionadas na lista já faleceram, uma está com Covid e uma já vacinou em outra região.

Assim que todos os idosos com idade acima de 90 forem vacinados a relação com a listagem, posteriormente, será encaminhada para a Câmara Municipal e Ministério Público. Em havendo doses disponíveis será iniciada em seguida a vacinação para os idosos com idade a partir dos 85 anos.

No município a expectativa é de que nesta semana seja recebida da Regional de Saúde mais um lote de imunizante o que poderá garantir a continuidade e avanço dos trabalhos.