TERAPIAS HOLÍSTICAS

Terapias Holísticas podem auxiliar no tratamento da DEPRESSÃO

Por: Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral | Categoria: Saúde | 17-02-2021 00:30 | 77
Foto de Reprodução

A depressão é uma doença com origem multifatorial associada, principalmente, a fatores genéticos e ambientais, caracterizada por alterações da químicas cerebrais que estão relacionadas ao surgimento de sintomas como humor negativo, desânimo, alterações do sono e apetite, perda de prazer e baixa energia. Essas manifestações têm forte impacto negativo sobre a vida das pessoas, fazendo com que se isolem, deixem de realizar atividades cotidianas e percam o interesse pela vida. O que apenas gera cada vez mais sofrimento e incapacidade. 

As terapias holísticas para depressão, baseia-se na restauração da qualidade de vida e na promoção do bem-estar. Pessoas que estão sofrendo deste mal, podem ser beneficiadas por diferentes técnicas, pois as terapias holísticas auxiliam no reequilíbrio das substâncias químicas cerebrais alteradas pela doença, principalmente ao promover a síntese de substâncias relacionadas ao prazer e ao ânimo, como a serotonina e a dopamina. Essas substâncias são liberadas através de diversas estimulações sensoriais que induzem o relaxamento, causam prazer e aliviam sensações desagradáveis e negativas, como acontece na prática da MEDITAÇÃO, nas sessões de MASSOTERAPIA e em outros métodos terapêuticos.

Os padrões comportamentais desencadeados pelo mal-estar, indica que ocorreu um desequilíbrio energético, nestes casos, utiliza-se a harmonização do fluxo energético.  A manipulação dessa energia através da transmissão de fluxos positivos que estão escassos na depressão e remoção de negativos que estão em excesso, pode melhorar o estado de humor e energia do paciente promovendo um maior bem-estar. Esse é o fundamento de algumas técnicas como o REIKI e a ACUPUNTURA. 

 O intuito é garantir a melhor qualidade de vida possível para os pacientes com depressão de uma maneira integral e continuada; contudo, o tratamento médico deverá ser mantido e acompanhado por um profissional.

Profa. Dra. Mirela M. Waldemarin Cabral
Biomédica
Especialista em Terapias Alternativas (Holísticas)
Mestre em Microbiologia
Doutora em Ciências