GILBERTO AMARAL

Emoção na Somepe

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 17-02-2021 01:11 | 426
Luiz Amaral e seu filho Felipe Amaral
Luiz Amaral e seu filho Felipe Amaral Foto de Reprodução

EMOÇÃO NA SOMEPE
Quem esteve na semana passada no meu Paraíso foi meu querido sobrinho e empresário Luiz Amaral. Hóspede de sua irmã, a bela Paula e Cláudio Lauria, visitou toda a família. Fez um check-up com o Dr. Marcelo Saflate e ao adentrar a Somepe para revalidar a carteira de motorista, ficou muito emocionado, ao lembrar do saudoso Dr. Glauco Joaquim Rosa de Figueiredo, autor por anos desse ofício. Lá conheceu o novo proprietário da Sociedade Médico Psicológica, Anderson Oliveira, fundada pelo amigo Glauco.
Luiz Amaral e seu filho Felipe Amaral após um bate-papo

Pressa que te quero
A vida leva tempo para acontecer. Seja o amanhecer que começa lentamente até ter o sol a pino. Seja a construção de um projeto até sua conclusão. Ou o nascimento de um novo ser.

Mas muitas vezes queremos que na pressa as coisas se resolvam, histórias aconteçam, sonhos se realizem. O apressado come cru. O precipitado peca. O afoito se perde.

Que cultivemos a virtude da paciência, na certeza que na espera serena alcançaremos favor e graça dos Céus.
Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Pura tradição
Empresária de sucesso em Goiás, Lucilene de Pádua Dutra passa deliciosa temporada com a mãe, Lúcia Pimenta de Pádua, na minha São Sebastião do Paraíso. Se revezam entre a cidade e o sítio Rancho Fundo, de dona Lúcia, uma bucólica propriedade, típica daquela bela região. Nos dois endereços, degustam o melhor da rica gastronomia mineira.

Pisco Sour
O embaixador Javier Yépez Verdeguer movimenta a Avenida das Nações, na próxima sexta-feira, às 19h, com evento em comemoração ao “Dia do Pisco Sour”, onde será apresentado o documentário “Pisco Sour, o drink nacional do peruano”, gravado na cidade de Lima e produzido pela Embaixada do Peru no Brasil.

Oscar da literatura
As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país e consagrado na distinção deescritores inéditos, continuam abertas até o dia 19. Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto. Os interessados devem concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online, pelo site. O regulamento completo pode ser acessado em www.sesc.com.br/premiosesc.

Intercâmbio cultural
A advogada brasileira Marcella Athayde Browne está intermediando o 1º Acordo Cultural entre o Brasil e a República Dominicana. Estamos na torcida para que esse acordo internacional seja firmado em breve, para que as duas nações tão ricas culturalmente possam iniciar esse importante intercâmbio. Na foto, Marcella Athayde Browne, o embaixador Clemente Baena e sua Claudia, e Liza Alvarez, diretora do Ministério da Cultura da República Dominicana.

Regularização fundiária
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (foto), lançou oficialmente o Programa Titula Brasil, que prevê a celebração de acordos de cooperação técnica entre o Incra e administrações municipais na vistoria de imóveis e coletas de informações que agilizem os procedimentos. A plataforma virtual poderá ser utilizada em parceria com prefeituras. Para a primeira fase apenas terras públicas federais ainda não destinadas é que terão seus processos analisados por meio do aplicativo. Sem data definida, apenas nos próximos meses que os processos de titulação de assentamentos da reforma agrária também devem ser contemplados.

Jorge Francisconi e Luizinha Dornas (foto) em Folia de Momo a dois, embalados por marchinhas dos antigos carnavais, estão no aguardo da vacina, para voltar ao novo normal

Raice
Arte e culinária
A arte de cozinhar é certamente uma das primeiras expressões do homem! Nessa perspectiva, Le Gallerie degli Uffizi convidou chefs italianos para revisitar quadros de natureza morta através de seus pratos. O projeto #Ouffizidamange une arte e gastronomia num misto de beleza e investigação histórica. Esta extraordinária habilidade italiana de transformar comida em arte pode ser vista todos os domingos na página do Facebook da galeria @uffigalleries. Sem dúvidas, as obras de Caravaggio, Felice Casorati, Giovanna Garzoni e tantos outros grandes artistas terão mais cor e sabor. Para comer com os olhos (e sem moderação)!

Vinho no espaço
Se o futuro da humanidade em Marte faz parte da ficção cientifica, vinho no espaço já é uma realidade. A missão WISE (Vitis Vinum In Spatium Experimentia) da startup europeia Space Cargo Unlimited (SCU) enviou, há cerca de um ano, duas garrafas de vinho e 320 sarmentos de vinha para a estação espacial ISS. As amostras aterrissaram na Terra no dia 11 de janeiro e foram entregues no final do mês a enólogos e agrônomos de Bordeaux. Os brotos de Merlot e Cabernet serão plantados e os vinhos serão degustados. A missão visa encontrar soluções concretas e inovadoras para o futuro da agricultura e da alimentação na Terra.

Reinventar Paris
Um projeto criado pela prefeitura da capital francesa visa transformar parte do subsolo abandonado de um dos lugares mais inusitados da cidade luz. Uma experiência gustativa nas entranhas do metrô parisiense é o que promete a construtora Novaxia, uma das 20 vencedoras do concurso Réinventer Paris II. O projeto “Le Terminus” vai revitalizar uma estação de metrô desativada na linha 10, situada entre as estações Sèvres-Babylone e Mabillon, pertinho do famoso Bon Marché. A estação subterrâneas será transformada num espaço gastronômico com restaurante, bares e salão gourmet, dedicados a produtos de circuito curto (produzidos na região parisiense).

e-commerce afeta adegas e ecologia
Vendas online, em especial pela Amazon que tem comprado grandes quantidades de papelão, causam escassez de embalagens na Inglaterra. De acordo com o jornal The Telegraph, a situação está afetando comerciantes de vinho, que dependem do papelão para embalar as garrafas para entrega. A falta desse artigo  também tem um impacto ecológico com a volta de embalagens não-biodegradável. Por exemplo, diante da situação supermercados do Reino Unido voltaram a usar caixas de plástico para vender ovos.

Tereza Cristina path
Sala Caravaggio Il Bacco
Croix rouge
Luizinha Dornas e Jorge Francisconi (foto) em Folia de Momo a dois
Marcella Athayde Browne, o embaixador Clemente Baena e sua Claudia, e Liza Alvarez 1
Pastor Ricardo Espindola