CURTAS DA EDIÇÃO 2485

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-02-2021 08:50 | 895
Foto: Reprodução

Bicentenário
O prefeito Marcelo Morais sinalizou que enquanto não forem restabelecidas as condições de segurança em saúde, com vacinação da maioria da população não fará nenhuma atividade referente às festividades de comemoração dos 200 anos da cidade. Até que a situação de pandemia permaneça e com ela os protocolos de higienização, distanciamento e isolamento, prevalecerá a regra de que se evite aglomerações. O valor da vida não tem preço e com a situação incerta do controle da pandemia, a melhor decisão é ter cautela.

Preparação
Pensando em se estabelecer comemorações de agora em diante ao longo do ano, o prefeito tem razão. No entanto, algo que a bem da verdade levando-se em conta o significado do município completar duzentos anos, desde o ano passado uma comissão organizadora já deveria ter sido montada. E está mais que em cima da hora. Planejamento deve ser feito. Não pode ser de afogadilho. Essa pandemia há de passar.

Horário estendido
Desde ontem, terça-feira,23, por força de um Decreto Municipal, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Procuradoria-Geral, ampliou o horário de funcionamento dos bares e restaurantes que estão autorizados a funcionarem até a meia noite. A medida foi adotada tendo em vista a reivindicação do setor. As regras do decreto anterior continuam em validade exceto na questão do horário. Os protocolos sanitários devem ser levados a efeito e praticados rigorosamente sob pena de haver penalidades ou até mesmo retrocesso na legislação com adoção de medidas restritivas.

Retornou
O vereador Vinício Scarano Pedroso, retornou a participar das Sessões Ordinárias da Câmara após ficar cerca de duas semanas afastado da casa, em virtude de sua esposa a radialista Patrícia Duarte ter testado positivo para o coronavírus. Após o recolhimento em casa para tratamento e isolamento social, ambos estão bem. Outro vereador que encontra-se na mesma situação, em recuperação da Covid-19, é Luiz de Paula, que chegou a ficar hospitalizado por duas semanas e agora completa a recuperação de casa devendo retornar as atividades nos próximos dias.

Delegacia rural
O presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro protestou na reunião dos vereadores, segunda-feira, dia 22, contra a grande quantidade furtos e roubos que voltaram a ocorrer na zona rural do município. Ele denunciou desde a matança clandestina de animais, de novilha a gado de corte e leite, apropriação de bens de pequena monta a até veículos de grande porte como tratores. Lisandro cobrou do deputado estadual, Antônio Carlos Arantes um posicionamento em relação a implantação da Delegacia Rural no município anunciada ano passado e que ainda não saiu do papel. Falou também de uma ação conjunta para destinar à Polícia Militar um veículo adequado para atender na zona rural e reforçar o trabalho preventivo.

Santa Casa
Por falar no deputado Arantes, o parlamentar anunciou nesta semana em suas redes sociais o repasse de mais uma verba, desta vez no valor de R$100 mil, para a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. Poderá ser utilizada para os serviços de custeio e manutenção do hospital. O provedor da instituição Fernando Alvarenga recebeu o cheque simbólico durante a visita de Arantes e agradeceu por mais uma vez a destinação de recursos para a casa.

Dengue
A comunidade do Distrito de Termópolis receberá no próximo sábado,27, o Mutirão da Limpeza evento organizado pela Prefeitura como medida de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e outras doenças. É o segundo local a ser atendido com este tipo de evento, já que o primeiro ocorreu no Distrito de Guardinha. A partir do próximo mês a sede do município também deverá receber este tipo de movimentação já que com o clima favorável para a procriação do mosquito a cidade corre risco de vivenciar um surto. Assim como toda mobilização para conter a Covid-19, importante que a comunidade esteja atenta, pois, a dengue também mata.

Transporte coletivo
Expectativa para que nas próximas horas possa ser conhecido o nome da empresa que deverá assumir o serviço de transporte coletivo em Paraíso. O setor que está paralisado há cerca de um mês pode ser reabilitado a partir de 1º de março conforme anuncio do prefeito Marcelo Morais. A prefeitura anunciou através de projeto de lei aprovado pela Câmara, a concessão de subsídio de até R$ 35 mil mensais para atender as necessidades da empresa vencedora, caso o volume de passageiros pagantes em circulação não seja suficiente para cobrir as despesas.

No bolso
Quiçá também os trabalhadores e usuários do serviço possam ter um alívio no bolso pela ausência dos ônibus circular, quando para se virar muitos estão recorrendo a mototáxi, veículos de aplicativos, além daqueles que gastaram solas de calçados.

Ainda as caçambas
O vereador Juliano Carlos (Biju), pediu providências enérgicas por parte da fiscalização da prefeitura no tocante à falta de pintura em caçambas colocadas em vias públicas de Paraíso. Biju fotografou e apresentou na sessão da Câmara, diversas delas, sem fitas refletivas. Conforme denúncia feita há algum tempo pelo Jornal do Sudoeste e muito lembrado por Biju, esse desleixo por parte de proprietários de caçambas, e falta de atuação de fiscais, significa risco de vida para muitos profissionais que trabalham na área de entregas, notadamente no período noturno.

Subvenções
O vereador Toninho Picirilo disse das agruras que vem sendo enfrentadas por instituições filantrópicas em Paraíso. Com a pandemia, segundo ele, diminuíram apoios recebidos, e muitas estão encontrando sérias dificuldades em prosseguir amparando seus acolhidos. Picirilo solicitou que o prefeito Morais, na medida do possível libere subvenções sociais para referidas instituições, pois será de uma “valia muito grande”.