• Dos Leitores •

Combustíveis e seus preços

Por: Redação | Categoria: Do leitor | 24-02-2021 10:38 | 93
Foto: Reprodução

Um dos eternos questionamentos que a população de São Sebastiao do Paraiso continua fazendo é: porque pagamos tão caro os combustíveis em nossa cidade.   

Naturalmente as comparações são feitas com o estado de São Paulo, que faz limite com o território paraisense. Quando indagados a razão da diferença de preços, os frentistas dos postos de abastecimentos já estão bem treinados e dizem logo: o imposto é muito caro. O imposto que diferencia um estado do outro é o ICMS, pois os tributos federais são iguais em qualquer parte do território nacional.  

Para justificar os absurdos aumentos de preços de combustíveis no Brasil, o governo federal resolveu jogar para a plateia e dizer que a culpa é dos governadores, e para isto a Folha de São Paulo publicou no dia 18/02/2021, em sua página A18, o valor do ICMS cobrado por litro de combustível em cada estado brasileiro. 

 Vejamos a diferença entre São Paulo e Minas Gerais:  
- Produto          São Paulo      Minas Gerais     Diferença por litro 
- Gasolina         1,06                 1,49                      (0,43) 
- Diesel              0,48                 0,56                      (0,08) 

Tendo o conhecimento dos valores cobrados, devem as autoridades de nossa cidade, a quem cabe a defesa da sociedade, cumprir o seu papel e constatar se os valores cobrados são justos ou estão somente proporcionando enriquecimento além da normalidade.  A sociedade paraisene aguarda com ansiedade uma ação ordenada e que traga resultados.  

Com a palavra nossas autoridades e os Srs. empresários do setor, para que esclareçam com documentos as suas razoes, e se são razoáveis, se não, que as correções sejam feitas. 

João Batista Mião 
São Sebastiao do Paraiso – MG.