CURTAS DA EDIÇÃO 2488

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 07-03-2021 05:39 | 741
Foto: Reprodução

Parceria
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso recebeu na quarta-feira,3, a visita de integrantes da Casa Legislativa de São Tomás de Aquino. Os visitantes vieram conhecer os processos de funcionamento do Legislativo paraisense. Estavam presentes o presidente da Câmara, André Eduardo de Carvalho; o agente administrativo, Leonardo Guimarães Ferreira; o auxiliar de serviços gerais, Felipe dos Reis Gomes e o assistente parlamentar Clésio José Silva. Os resultados e detalhes da visita serão repassados aos vereadores da vizinha cidade.

Recepção
Foram recebidos pelo presidente Lisandro Monteiro (SD) e pela secretária geral Sirlane Cruz Dizaró, que explicaram sobre os trâmites legislativos e administrativos. Em seguida, os visitantes conheceram os setores e foram apresentados aos respectivos servidores, conhecendo melhor sobre os processos na prática. Segundo o presidente André Carvalho, sua intenção é fazer uma reestruturação da Câmara de São Tomás de Aquino e a visita a Paraíso serviu para conhecer ações que possam ser implantadas, uma vez que a Câmara de Paraíso, é uma referência.

Posto de coleta
Seguem avançadas as conversações e negociações para a implantação do Posto de Coleta de Sangue em São Sebastião do Paraíso. Nesta semana o vice-prefeito Daniel Talles reuniu-se com o responsável técnico da agência transfusional da Santa Casa, Lucas Paraízo, e vereadores, para debater as ações que serão necessárias para a implantação do posto avançado. Ficou definido que a Santa Casa abrigará o Posto de Coleta. Agora é resolver a parte burocrática.

Reapareceu
Quem reapareceu em Paraíso depois de um longo período ausente foi o deputado estadual Cássio Soares. Ele tinha reunião agendada na sexta-feira, com a diretoria da Santa Casa de Misericórdia, instituição com a qual pretende estreitar laços de relacionamentos e parceria visando ajudar o hospital. O parlamentar também havia solicitado uma reunião com os vereadores visando colocar à disposição do Legislativo paraisense. Ao que tudo indica é chegada a hora de aproximar da comunidade local, atender alguns pleitos e trabalhar pelo desenvolvimento local, afinal de contas 2022, ano eleitoral já se aproxima.

Cicerone
Diferentemente do que ocorria em outras oportunidades, o deputado estadual Cássio Soares tem um novo cicerone na cidade. Trata-se do vereador Vinícius Scarano, que foi quem anunciou a visita do parlamentar a Paraíso e o acompanhou em suas andanças. Em outros tempos recentes era o vereador Sérgio Aparecido Gomes que fazia este meio de campo com o deputado passense. Se não houve troca de apoiadores é sinal de que está aumentando em Paraíso o número de apoiadores diretos.

Circular
Mais uma vez foi anunciado o início das atividades da nova empresa responsável pelo transporte coletivo público municipal de Paraíso. Já se passou mais de mês que o serviço foi interrompido, devido a greve e falência da empresa anterior, juntamente com o processo de contratação emergen-cial. Soma-se a estes detalhes a questão burocrática que impediu que a empresa vencedora do certame iniciasse de imediato os trabalhos. Não havendo nenhuma outro engastalho, nesta segunda-feira,8, os ônibus estarão em circulação, mesmo com linhas reduzidas devido ao período de pandemia, dando um alívio no bolso dos usuários que neste período teve que se virar para ir e vir.

“Quem cuida”
A saúde mental é o foco do Projeto de Lei, de autoria do vereador Pedro Sérgio Delfante que deu entrada na Casa Legislativa nesta semana. Ele institui a Campanha “Cuidando de quem cuida”, voltada para apoio psicossocial aos servidores públicos municipais. A proposta está em análise na Comissão de Finanças, Justiça e Legislação. A iniciativa estabelece que seja criada campanha permanente junto a sociedade e profissionais do setor, atendimento individual e supervisionado aos profissionais e estagiários, reuniões de grupo e outras ações a serem regulamentadas. A intenção do autor é ofertar apoio e conforto aos servidores da administração municipal.

Censo 2021
O IBGE abriu as inscrições, até o dia 15 de março, do processo seletivo para recenseador do Censo Demográfico 2021, que devem ser feitas pelo site do Cebraspe (banca organizadora). Também foi disponibilizado um simulador online em que os candidatos podem calcular a remuneração, já que o profissional receberá por produção. Para São Sebastião do Paraíso são 64 vagas para recenseador, seis supervisores e um agente municipal. As provas objetivas serão aplicadas presencial-mente em 18 de abril para os agentes e no dia 25 de abril para recenseadores, seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19. Resultado final dos aprovados será divulgado em 27 de maio.