TRANSPORTE COLETIVO

Transporte coletivo de Paraíso volta a funcionar em caráter emergencial

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 08-03-2021 17:56 | 566
Quatro linhas foram colocadas em funcionamento e estão atendendo a população em caráter emergencial até a licitação definitiva
Quatro linhas foram colocadas em funcionamento e estão atendendo a população em caráter emergencial até a licitação definitiva Foto: Roberto Nogueira

Depois de 41 dias interrompido o serviço de transporte coletivo urbano voltou a funcionar nesta segunda-feira,8, em São Sebastião do Paraíso. Desde as primeiras horas da manhã os ônibus da empresa Talma Transportes, de Belo Horizonte, começaram a circular percorrendo as quatro linhas que estão em operação em caráter emergencial. “O povo esperou com paciência, mas quem realmente depende deste serviço já não estava aguentando mais”, disse a empregada doméstica Maria Regina dos Santos que utiliza o serviço duas vezes por dia para chegar ao trabalho.

A princípio estão em funcionamento as linhas 1,2, 3 e 5 que neste primeiro momento farão os mesmos horários e itinerários antes existentes desde o início do período de pandemia. O usuário vai pagar o mesmo valor da tarifa praticada que é de R$ 3,45. Idosos que possuem carteirinha continuam com direito a gratuidade. A pessoa que possui o benefício concedido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) poderá fazer uso da gratuidade a partir da próxima quinta-feira,11.

Quem precisou utilizar os ônibus no primeiro dia de serviço da nova empresa elogiou o funcionamento. “Eu não posso reclamar, passou no horário e o valor que vou pagar é menor do que estava gastando estes dias com mototáxi”, disse a vendedora Luciane Batista. “Os ônibus não são novos, mas estão bem conservados, limpos e cabe as pessoas cuidarem, não estragarem. Está muito bom é só manter assim todos os dias”, comenta Ângela Pereira, que saiu da Vila Formosa em direção ao centro.

Maria Regina dos Santos foi uma das pessoas que durante os dias em que a cidade ficou sem transporte coletivo teve de recorrer às alternativas. “Quando eu pude utilizei o mototáxi, mas só uma vez ao dia, teve alguns dias que fui de carona, mas o ideal é ir e voltar de ônibus. É um valor mais em conta, pesa menos no bolso, não fico dependendo de outras pessoas. Vamos torcer para dar certo”, completa.

Em resposta às pessoas que possuem crédito no cartão magnético da antiga empresa que atuou até 24 de janeiro, a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte informa que um relatório com informações dos usuários e os valores que cada um possuía foi encaminhado à nova empresa. O Procon deverá ser acionado para intermediar o reembolso a quem tem o direito. Confira no quadro a seguir os itinerários a serem realizados.

 

Itinerário do transporte coletivo em Paraíso

Linha 1 – São Judas / San Genaro (das 5h45 às 19h45, de segunda a sábado e, das 6h45 às 13h45 no domingo); Linha 2 – São Judas / Bela Vista – Morumbi (passando pela Unidade de Pronto Atendimento – UPA, das 5h às 17h de segunda a sexta-feira e das 5h às 11h no sábado);

Linha 3 – Veneza /Parque Belvedere – Jardim Itamaraty (passando também pelo Jardim Planalto e bairro Rosentina Figueiredo, das 6h às 18h de segunda a sexta-feira e das 6h às 13h no sábado)

Linha 5 – Santa Tereza / Verona (atendendo o bairro Nascente do Paraíso, das 6h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira e das 6h30 às 13h30 no sábado). Aos domingos, as linhas 2, 3e 5 não vão circular.