SICREDI

Crédito Rural: Sicredi fomenta segmento através de diferentes linhas

Por: Redação | Categoria: Agricultura | 13-03-2021 17:51 | 258
Associados Bruno e João Batista de Oliveira
Associados Bruno e João Batista de Oliveira Foto: Divulgação

Através das diferentes modalidades de crédito rural, agricultores e agricultoras associados à Sicredi das Culturas RS/MG podem contar com a cooperativa para manter e investir em suas propriedades, adquirir insumos, maquinários, desenvolver e modernizar estruturas. É o caso dos associados Rafael Cesário e de João Batista de Oliveira e o filho Bruno, de São Sebastião do Paraíso. Eles são agricultores, mas utilizaram os recursos para diferentes atividades, porém, com a mesma finalidade: desenvolver a sua produção.

Com apoio da cooperativa, Rafael Cesário seguiu na atividade agrícola mesmo após sua família parar com a produção leiteira. Ele alterou sua produção para gado de corte e através de financiamento junto ao Sicredi obteve recursos para aquisição de matrizes. Hoje ele trabalha com gado de corte na fase da cria, através da comercialização de bezerros. Os recursos foram disponibilizados através da linha de crédito para de Custeio Pecuário, destinada a produtores rurais que se enquadram no Pronaf, Pronamp e Demais Produtores que desejam custear as suas atividades voltadas à pecuária. Através dessa modalidade é possível financiar itens relacionados às despesas normais da atividade, como aquisição de sal, arame, forragens, rações, concentrados minerais, sêmen, hormônios, produtos de uso veterinário em geral, corretivos do solo, defensivos, adubos, limpeza e restauração de pastagens, fenação, silagem e formação de forrageiras.

Assim como Rafael, os associados João Batista de Oliveira e Bruno Ferreira de Oliveira, pai e filho produtores rurais de São Sebastião do Paraíso, realizaram investimentos na propriedade para desenvolver a produção cafeeira. Através da linha de Investimentos, adquiriram um trator e uma colhedora de café para modernizar ainda mais a propriedade. Esta modalidade permite, por exemplo, a realização de melhorias nas propriedades, aquisição de tratores, financiamento de benfeitorias, máquinas e implementos agrícolas, com recursos oriundos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Reconhecimento: O Sicredi mais uma vez obteve destaque no ranking de desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2020. A lista tem como objetivo identificar o desempenho das instituições financeiras nas operações indiretas, isto é, aquelas em que o BNDES participa indiretamente no repasse de recursos por meio de um agente financeiro credenciado.

A instituição conquistou o 1º lugar no total de operações indiretas realizada para Pessoa Física (PF) e nos repasses dos Programas Agrícolas do Governo Federal, com destaque para a 1ª posição em concessões de crédito para o Pronaf Investimento, para o Inovagro, para o Moderagro e para o Pronamp Investimento. No total das Operações Indiretas do BNDES, o Sicredi ocupou o 2° lugar.

Além do reconhecimento pelo BNDES, a instituição também se destacou no ranking da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRA BAN) sobre Crédito Rural, referente a valores concedidos no ano passado. Na lista, o Sicredi se tornou a 2º maior instituição financeira na concessão de crédito destinado ao agronegócio no fechamento de 2020. O saldo da carteira de crédito para o setor alcançou R$ 31,5 bilhões, representando 9,04% do saldo total concedido por todas as instituições no período.

O bom desempenho do Sicredi nas colocações é reflexo do relacionamento muito próximo e diferenciado da instituição com os associados do campo, que permite conhecer a realidade e atender as necessidades dos agricultores de maneira personalizada nas cinco regiões brasileiras.
Raíza Goi Borba

Associado do Sicredi em São Sebastião do Paraíso Rafael Cesário