CORONAVÍRUS

Envio de novas doses permitirá Paraíso avançar na vacinação contra Covid-19

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 13-03-2021 11:12 | 153
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso deverá receber na próxima semana mais um lote de aproximadamente 1.100 vacinas contra a Covid-19. O recebimento do material possibilitará que o município avance na campanha de vacinação de idosos podendo ser imunizadas pessoas da faixa etária entre 75 e 79 anos e continuar o atendimento nos demais grupos. O Governo de Minas Gerais já deu início à distribuição de 303,6 mil doses da vacina CoronaVac / Butantan (doses 1 e 2) para os municípios mineiros.

Algumas Regionais de Saúde já começaram a receber os lotes da vacina na quinta-feira,11. Para a Diretoria Regional de Saúde de Passos, que atende aos municípios da região a retirada do material aconteceu na sexta-feira,12. A partir deste sábado,13, e nos próximos dias haverá o repasse para os municípios. A sede da DRS ficará com 1.580 doses e em seguida vem o município de São Sebastião do Paraíso que terá aproximadamente 1.550 doses. Os detalhes dos demais municípios da região de Paraíso podem ser conferidos na tabela em anexo.

Segundo a direção de Vigilância e Agravos Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a expectativa é de que o Estado possa receber remessas semanais de vacinas. Com o envio da sétima remessa de doses recebidas do Ministério Saúde, a recomendação da SES-MG é começar a imunizar, agora, pessoas com idade entre 75 e 79 anos. De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), 57.151 doses serão destinadas a 13% deste grupo. Outras 80.693 atenderão 30% dos idosos de 80 a 84 anos e, por fim, 6.695 vão atender 1,5% dos trabalhadores de Saúde.

A expectativa é a de que, em 48h, todas as 28 Unidades Regionais de Saúde já tenham recebido as doses para a distribuição aos municípios. A operação aérea será feita em um único dia. Nesta logística de distribuição, a secretaria conta com apoio das Forças de Segurança do Estado, que auxiliam no desenvolvimento e execução do transporte aéreo e das rotas terrestres. Até o momento, Minas Gerais já vacinou 730.709 pessoas com a primeira dose e 347.841 com a segunda.

Em andamento
Desde a quinta-feira,11, a Prefeitura de Paraíso iniciou uma nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta o público alvo são os idosos com idade entre 81 e 82 anos. A aplicação acontece em sistema drive-thru, no estacionamento ao lado da Arena Olímpica. Conforme o cronograma, na quinta-feira foram imunizados os que possuem 82 anos e na sexta-feira os idosos de 81 anos. A adoção do novo sistema fi justificada pelo prefeito Marcelo Morais em função do aumento da demanda de pessoas a serem vacinadas nesta fase. Antes as doses estavam sendo aplicadas nas residências dos idosos, através de equipes volantes.

Detalhe importante é que o cidadão tenha cadastro no SUS, não esqueça de levar o cartão de vacinação e um documento de identidade. O horário de atendimento é das 9h às 16h, sem intervalo de almoço. O prefeito ainda chamou atenção para os idosos acima de 83 anos e que residem em zona rural. Segundo ele, quem ainda não se vacinou, é importante vir até Paraíso e procurar o Posto de Puericultura para serem imunizados.

O vice-prefeito, Daniel Tales, destacou que os idosos de 81 e 82 anos que são acamados, serão vacinados em casa por uma equipe da Vigilância em Saúde. “Lembrando que, a contraindicação para essa vacina é somente para aqueles que estão em tratamento de câncer ou que o médico não libere para poderem ser vacinados”, finaliza.