GILBERTO AMARAL

Igualdade

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 17-03-2021 01:10 | 502
Pastor Ricardo Espindola
Pastor Ricardo Espindola Foto: Reprodução

Igualdade
A decisão da soltura de Lula pelo ministro Fachin deverá beneficiar os presos que estão na mesma situação. Igualdade de direitos é para todos, não tem exceção! 

Lula, o pensador
Solto como um passarinho, Lula vai voando e “cantando” frases por aí:

“Fui vítima da maior mentira jurídica  destes últimos anos”...

“Eu seria pequeno se tivesse pensando em 2022 neste instante”.

“Vamos continuar brigando para que o Moro seja considerado suspeito”.

“Sou agradecido ao Fachin. Ele cumpriu o que a gente reivindicava”...

É brincadeira
Lula solto ou não, desvio de dinheiro, corrupção, pandemia no mundo e os repórteres fazendo aquele carnaval. A exposição é sempre a mesma e os temas não mudam. Queria mesmo saber é se vai ter eleição em 2022 no mesmo padrão chulo, de propagandas e e candidatos, depois deste castigo que assola o planeta. Sem falar que em lugar nenhum lugar do mundo existem 33 partidos políticos, uma vergonha nacional que se perpetua. A luta da coluna por uma reforma eleitoral é grande, mas os políticos não querem ser prejudicados. Pobre Brasil...

DIPLOMATAS
OMC
Depois do exuberante trabalho feito na presidência da Organização Mundial do Comércio, o embaixador Roberto Azevêdo (foto) deixou no ano passado o cargo e recebeu um fantástico convite do Grupo Pepsi, para ser o presidente desta grande empresa, que não só abrange o refrigerante, mas também outros grandes negócios.

CÔNSUL
Enquanto Roberto desponta no comando da Pepsi, a sua mulher, Maria Nazareth Farani Azevêdo (foto), é puro talento como cônsul do Brasil na Big Apple. Eles formam um casal nota mil, de A a Z!

LEITURA
O nosso elegante e bem vivido embaixador Marcelo Jardim (foto) curte em casa o seu confinamento, colocando em dia a leitura e mimando os seus dogs de estimação. No momento, na cabeceira de sua cama, a biografia do jornalista Samuel Wainer, fundador do jornal Última Hora, escrita pela historiadora mineira, a competente Karla Monteiro e editado pela Companhia das Letras. Sua querida Marina, grande cirurgiã plástica, vai ao consultório duas vezes por semana.

REAPARECENDO
Depois de ocupar vários cargos pelo mundo e deixando Brasília estupefata, o embaixador Marcos Azambuja (foto) reapareceu dias atrás dando entrevista nas redes sociais. Quem é vivo sempre aparece...

“TRÈS CHIC”
Com seu gosto esmerado, o meu amigo embaixador Paulo Uchoa (foto) voltou para Paris, e tem nada mais, nada menos como vista, o histórico Rio Sena. Alugou um apartamento do lado da nossa embaixada, na Avenida Roosevelt (para quem não sabe o nome é em homenagem ao ex-presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt). A que fica atrás é a badalada Avenida Montaigne, preferida pelas riquinhas do Brasil e do mundo.

Lockdown da Alma
Vivemos tempos de cidades fechadas, onde nossas vidas tornaram-se reféns de um inimigo soturno e invisível. Onde o abraço se transformou em ameaça e até o ar que respiramos tornou-se tóxico, paira uma sensação de aprisionamento, onde a realidade que vivíamos foi trancafiada, sem perspectivas de liberdade. Nesse mar de negativismo, cabe a nós usarmos a mesma arma - decretar um lockdown para nossa alma, onde o negativismo e a tristeza não tenham como entrar. Onde a falta de fé e a insegurança sejam banidas de circulação. E onde a certeza de dias melhores e a visão de uma jornada plena e abençoada sejam os únicos a circular em nosso peito. Porque fé nunca é demais.
Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Posse no STM
Em solenidade restrita, às 15h, o general de Exército, ministro Luís Carlos Gomes Mattos toma posse como novo presidente do Superior Tribunal Militar, para o biênio 2021-2023. Assume a vice-presidência, o ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz. A eleição que escolheu os novos dirigentes do Tribunal ocorreu em dezembro passado, por meio de votação secreta realizada em sessão administrativa virtual.

Operação histórica no combate...
A Receita Federal encerrou na última semana a Operação Dionísio, a maior ação integrada para o combate a entrada irregular de bebidas alcóolicas na região da fronteira com a Argentina.

...à entrada irregular...
Ao todo, foram apreendidas cerca de 22 mil garrafas de vinhos e espumantes, com diligências direcionadas em depósitos, lojas, transportadoras e agências de correio, além de abordagens nas estradas do PR, SC e RS.

...de vinhos no país
A ação contou com a participação de diversos outros órgãos de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e Polícias Militares do Paraná e Santa Catarina. As garrafas apreendidas, algumas com preço de revenda no varejo próximos a R$ 2.000, têm um valor estimado de 4 milhões.

Enoturismo
Devido as necessárias restrições em relação a pandemia que afetam as viagens e eventos no Brasil e no exterior, a segunda edição do aguardado Invino Wine Travel Summit foi reagendada para o dia 1º de outubro. Com o firme compromisso de todos os seus parceiros brasileiros e internacionais, a data foi escolhida para garantir as melhores condições de participação e de segurança dos convidados, palestrantes, expositores e colaboradores. O evento será no Hotel Unique, em São Paulo.

Vida de solteira
A escritora goiana Hulda Rode (foto) acaba de lançar o livro “À espera do que nos espera”, pela Editora Escreva. Recheada de crônicas sobre as primeiras experiências com o novo lar, a obra traz narrativas do dia a dia de quem mora só, mostrando sobre a descoberta da vida depois dos 30 anos. O prefácio é assinado por Ana Holanda, referência no jornalismo quando o assunto é escrita afetuosa.

Steven Spurrier
O mundo do vinho perde um ícone que quebrou com o estereótipo dos vinhos do Novo Mundo. Enólogo, crítico e negociante, Steven Spurrier faleceu na terça-feira, aos 79 anos. Ele tornou-se mundialmente conhecido com célebre Julgamento de Paris, uma degustação às cegas organizada em 1976 na qual vinhos californianos derrotaram clássicos franceses de Bordeaux e da Borgonha. Essa história deu o que falar, virou dois filmes, rendeu livros e quebrou paradigmas da indústria do vinho no mundo. Steven Spurrier dedicou sua vida à bebida dos deuses, a qual ele descobriu pela primeira vez aos 13 anos, com uma taça de Porto Cockburn 1908. A revista Decanter o consagrou o Homem do Ano em 2017 pela sua carreira incomparável.

Do Shoey para o vinho
Num vídeo cheio de humor, o piloto de F1, Daniel Ricciardo (McLaren), lança nas redes sociais sua marca de vinhos australianos. O label DR3 (foto) é produzido pela vinícola St Hugo (do grupo francês Pernod Ricard) e conta com duas cuvées, uma 100% Cabernet Sauvignon, vintage 2015 (Coonawarra) e a outra 100% Syrah, vintage 2014 (uvas originárias de Barossa Valley). Os dois vinhos envelheceram 18 meses em barricas novas de carvalho francês e, conforme a vinícola, podem envelhecer em garrafa por pelo menos 20 anos. Essas primeiras safras, em edição limitada, são comercializadas exclusivamente na Austrália (65 dólares australianos), os interessados que encontram-se no exterior podem se inscrever numa lista de espera no site da vinícola St Hugo.

Eno-business do vinho
A empresa Treasury Wine Estate, proprietária da Penfolds, viu suas ações dispararem em mais de 7% na bolsa australiana. Esse boom teve origem após rumores na imprensa britânica sobre a aquisição da marca Penfolds pela Pernod Ricard. Segundo os boatos ingleses, a compra estaria em torno de 5 bilhões de libras esterlinas, cerca de 50% acima do valor da vinícola no mercado. A empresa francesa, que já possui em seu portfólio a australiana Jacob’s Creek, não confirmou oficialmente a oferta.

Eno-diplomacia
Os USA e a União Europeia anunciaram a suspensão recíproca das sobretaxas aduaneiras instituídas no contexto da disputa aeronáutica Boeing-Airbus. As taxas Trump, como são apelidadas, teriam contribuído para uma perda de quase 14% das exportações de vinhos e destilados da França em 2020. O anúncio foi um alívio para os produtores de vinhos franceses. A suspensão, que dura quatro meses, é primeiro passo para a resolução desse conflito. O ministro da Economia francês, Bruno Lemaire, afirma que “finalmente a guerra comercial entre os Estados Unidos e a Europa está acabando”.

Embaixador Marcelo Jardim
DR3
Marcos Azambuja
Embaixador Roberto Azevêdo
Escritora Hulda Rode
Maria Nazareth Farani Azevêdo
Paulo Uchoa