CURTAS DA EDIÇÃO 2494

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 27-03-2021 00:42 | 199
Foto: Reprodução

Ligeirinhos
Observadores lembraram que postos de combustíveis em São Sebastião do Paraíso assim que tem notícia que a Petrobras autorizou aumento de preços, não perdem tempo, providenciam imediatamente a mudança nas bombas. Mas o mesmo não ocorre quando há baixa de preços. O penúltimo, por exemplo, na ordem de 5%, postos levaram cinco dias para reduzir o preço da gasolina. E assim mesmo fazendo as contas do valor que era comercializada anteriormente, o desconto deveria ser acima de 30 centavos, e não chegou a 20 centavos.

Mais leitos
O deputado vice presidente da ALMG, Antonio Carlos Arantes anunciou que meados desta semana esteve com o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti que se comprometeu agilizar a abertura e creden-ciamento de mais 10 leitos de UTI  e 30 leitos de Enfermaria em São Sebastião do Paraíso. Segundo o deputado, o Estado fará repasse financeiro, além do creden-ciamento dos leitos e envio de materiais e equipamentos. Será mais uma grande conquista para vencermos a guerra contra a Covid-19, disse o deputado.

De pronto
O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcus Vinícius da Silva Bizarro, discordou de determinação judicial que colocava seu município na chamada Onda Roxa. Foi a conta do juiz Mauro Lucas da Silva daquela comarca,acionado pela Advocacia Geral do Estado, assim determinar, com o consequente fechamento do comércio e atividades tidas como não essenciais, a Procuradoria do Município de pronto numa só tacada recorreu ao TJMG e STF. Quinta-feira o TJMG deu ganho de causa ao município, e desde ontem o comércio voltou a ter portas abertas. E, de sobra, início de aulas presenciais a partir desta segunda (29/3).

Velozes
Durou oito minutos a sessão extraordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso realizada na tarde de quinta-feira, 25 de março. Em pauta o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que prevê a correção dos salários dos servidores da Prefeitura e também o reajuste do valor do auxílio alimentação. O aceleramento na tramitação da proposta foi solicitado pelo vereador José Luiz das Graças, presidente da Comissão de Finanças, Justiça e Legislação e foi justificado para que os novos valores, inclusive retroativo a fevereiro já possam ser praticados na próxima folha de pagamento de abril, referente a março

De volta
A vereadora Cidinha Cerize retornou às atividades na Câmara  depois de duas semanas de afastamento em que se manteve em isolamento social para tratamento da Covid-19. Somente neste ano ela é a terceira integrante da Câmara dos Vereadores a se ausentar por ser acometida pela doença. Antes também se submeteram ao mesmo procedimento os vereadores Luiz Benedito de Paula e Vinício Scarano. Cidinha Cerize é coordenadora do Setor de Fisioterapia na Santa Casa de Misericórdia de Paraíso e tem atuado na linha de frente no combate ao coronavírus. O retorno dela foi festejado entre os pares com votos de muita saúde e bom regresso.

Em ação
Moradores do distrito de Guardinha estão satisfeitos com as movimentações de obras realizadas pela Prefeitura naquela comunidade, tido como algo que há muito tempo não se via. Nesta semana pelo menos duas frentes de trabalho atuaram na realização de obras como calçamento de ruas e também na implantação de rede de esgoto e captação de água pluvial. Outros trabalhos foram realizados como o mutirão de limpeza de terrenos, limpeza e melhoramentos nos jardins da praça.

Audiência Pública
A Câmara Municipal de Paraíso realizará nesta segunda-feira,29, a partir das 15h30  Audiência Pública para debater projetos de lei que autorizam a abertura de créditos adicionais especiais ao Orçamento de 2021. Os recursos serão utilizados no setor de Assistência Social e combate a Covid-19. Os recursos são referentes a sobras do ano passado, ou seja, valores que não foram utilizados em 2020. Como não estavam previstos no orçamento deste ano, a Prefeitura precisa de autorização legislativa para a utilização. A sessão será transmitida pela TV Câmara no Facebook. Após a audiência deverá acontecer a sessão ordinária da Câmara.

Barreiras
Cidades da região como Monte Santo de Minas e Itamogi determinaram o fechamento das entradas em seus respectivos municípios, como forma de conter o acesso de visitantes “indesejados” neste momento de pandemia. Barreiras sanitárias foram montadas e estarão em funcionamento nos próximos dias com vistas a reter turistas. Considerando os dias da Semana Santa até o Domingo de Páscoa, há locais com até 10 dias de folga. Em Paraíso não houve mobilização neste sentido, por ser considerada medida desnecessária.

Vacinas
Mais um lote de vacina chegou em Minas Gerais na sexta-feira,26. Ao todo são mais de 475 mil doses, sendo 116.600 dos da AstraZeneca e 359 mil da CoronaVac, que permitirá ampliar a vacinação para a população de idosos. O material será distribuído para as 28 Unidades Regionais de Saúde no Estado nos próximos dias. Nesta remessa, permanece a orientação do Programa Nacional de Imunização de que todas as vacinas sejam utilizadas como dose 1, ampliando ainda mais o quantitativo da população protegida.  O Ministério da Saúde elencou entre os grupos prioritários desta décima etapa a população quilombola, os trabalhadores da Saúde, pessoas entre 70 a 74 anos e ampliou o total de idosos, abarcando também os que têm entre 65 e 69 anos.