45 LEITOS

Santa Casa de Paraíso inaugura nova ala SUS com 45 leitos

Vamos fazer do atendimento SUS em Paraíso o melhor do Sudoeste de Minas disse o provedor Fernando Alvarenga
Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Saúde | 30-03-2021 14:33 | 694
Foto: Nelson Duarte/Jornal do Sudoeste

Pacientes da Enfermaria Covid 19 do hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, passam a ser atendidos a partir desta terça-feira (30/3) em nova ala, entregue na tarde de segunda (29/3) à população paraisense e da região. De acordo com o provedor da Santa Casa, Fernando Montans Alvarenga, os novos 45 leitos ao fim da pandemia continuarão para atendimento SUS, em outras patologias.

A nova ala é ampla. Fica em andar superior, obra que estava parada há 15 anos e precisou passar por mudanças no projeto inicial. “Tivemos que adaptar, porque as exigências hoje são outras. Foi necessário também a  construção de acesso para esta área, porque não havia. Era um esqueleto, montado em cima de um prédio que funcionava na parte térrea, e criamos um prédio ao lado, onde foram colocados dois elevadores, que cabem leitos, não apenas macas, o que facilita a logística e o trabalho no hospital” disse Fernando Alvarenga.

A obra foi realizada em dois momentos. Utilizou recursos do SUS aproximadamente R$ 1.400.00,00 e mais um complemento em torno de R$ 300.00,00 por parte da Santa Casa, para finalização.

“O presidente nacional do Sebrae, ex-deputado Carlos Melles conseguiu verba para comprarmos a montagem de leitos com os equipamentos para esta nova enfermaria clínica. Está em licitação”, disse Fernando Alvarenga. Conforme explicou, 10 novos leitos de UTI estão em fase bem avançada de credenciamento. “O deputado Antonio Carlos Arantes está nos ajudando nesse sentido e esperamos que isso aconteça o mais rápido possível”, disse.

 

Começamos a fazer a revitalização do hospital da Santa Casa nesta área. Este será o padrão SUS daqui para frente disponibilizado pela Santa Casa , com qualidade que pacientes de Paraíso e região merecem. Vamos fazer o atendimento SUS em Paraíso o melhor do Sudoeste de Minas, enfatizou Fernando Alvarenga.

À inauguração às 15h estiveram presentes, o prefeito Marcelo Morais, o vice-prefeito Daniel Talles, o presidente da Câmara Lisandro Monteiro, vereadores, membros da Irmandade da Santa Casa, engenheiros da empresa construtora da obra.

Marcelo disse que se trata um trabalho que começou há algum tempo por lideranças do município, e que sua administração tem dado continuidade principalmente objetivando mais leitos . A diretora regional de Saúde esteve aqui a Vigilância também. Destacou que já foram remanejados valores para que o município tenha condições de adquirir os insumos para colocar em funcionamento a nova ala do hospital. Disse também, que o objetivo do município é zerar a demanda que existe em saúde.“Esta é nossa proposta desde o início, e tudo o que está ao nosso alcance estamos fazendo e, consequentemente, direcionando os recursos para retirar tudo aquilo que estamos planejando no papel e colocando para funcionar. O momento agora é passar por essa situação difícil e garantir o atendimento ao cidadão, mas estamos vigilantes, monitorando os números de seis em seis horas para que a população não fique sem respaldo médico”, disse.

O ex-prefeito Walker Américo agradeceu ao convite para a inauguração. “Fico feliz com a continuidade”, disse. Ele lembrou da intervenção ocorrida no dia 16 de dezembro de 2016 e transformação ocorrida na Santa Casa, ressaltando a competência da nova gestão.

Fernando Alvarenga fez agradecimentos ao presidente nacional do Sebrae, ex-deputado Carlos Melles,  ao deputado Antonio Carlos Arantes, deputados Cássio Soares e  Emidinho Madeira, ressaltando que eles têm sido solidários com aquela instituição. Agradeceu equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, pessoal da recepção, administrativo, engenharia que envidou esforços para concluir a obra no menor tempo possível, e ao pessoal da limpeza que está trabalhando pesado para que o hospital fique da melhor maneira possível.