GILBERTO AMARAL

O quartel efervesceu

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 31-03-2021 00:01 | 61
o governador Zema, PCO e Gustavo Cesar de Oliveira
o governador Zema, PCO e Gustavo Cesar de Oliveira Foto: Oto de Tião Mourão

O quartel efervesceu
Atentem bem: até hoje esta coluna não entendeu o ineditismo da visita do ministro Dias Toffoli, depois de eleito presidente do STF, ao comandante do Exército, general Pujol.

Aposentadoria
O decano do STF, ministro Marco Aurélio Mello (foto), informou à Suprema Corte que irá pendurar a toga no dia 5 de julho, uma semana antes de completar 75 anos, quando sua aposentadoria se torna compulsória pela legislação atual.

Com isso, o presidente Bolsonaro terá a oportunidade de indicar o segundo nome para o Supremo desde que assumiu a presidência em janeiro de 2019.

Um dos nomes mais cotados hoje para a nova vaga é o do advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, André Mendonça.

APOSTANDO NA FÉ
A timeline, chamada vida, onde nos movemos, sempre segue para frente. No rio da existência a água não volta para girar rodas ou moinhos.

Porém muitas vezes na jornada nos deparamos com engasgos, soluços e até interrupções, que nos causam temores e por vezes temores em continuar.

Se seguimos vivos, é porque estamos na pista. E independente dos revezes, a vida segue, e devemos seguir também. Se já tivemos, não quer dizer que não teremos novamente. Se já vivemos, não indica que não voltaremos a viver.

Aposte em usar a fé e crer, que apesar das circunstâncias atuais, o melhor de Deus ainda está por vir sobre nós.

Mensagem do Pastor Ricardo Espindola

Parabéns
Cumprindo o isolamento social, minha querida irmã Maria Otília Amaral, comemorou seus bem vividos 82 anos. Que este novo ciclo que se inicia seja repleto de muita saúde, amor, paz e felicidades!

Zema: pandemia e economia
O Conexão Empresarial, promovido pela VB Comunicação, sob a coordenação dos diretores Paulo Cesar e Gustavo Cesar Oliveira, receberá o governador Romeu Zema, no dia 30. Ele vai discorrer sobre a situação do Estado no contexto da pandemia e do cenário econômico. A live será às 11h, com inscrições gratuitas pelo Sympla e transmissão pela plataforma Zoom. Faça já a sua e acompanhe o que o governador tem para falar sobre vacinas, onda roxa e perspectivas para Minas Gerais. Na foto, o governador Zema, PCO e Gustavo Cesar de Oliveira.

Boa notícia 
1.495 produtos de bens de capital e equipamentos de informática estão com a alíquota do imposto de importação reduzida em 10%. Assim, ficará mais barato importar máquinas e equipamentos utilizados por setores produtivos, além de bens de informática como computadores e celulares. A medida foi aprovada pelo Ministério da Economia.

Nome limpo
O sucesso foi tanto que a “Queima Total de Dívidas” foi prorrogada até dia 31. Na ação, que faz parte da plataforma Serasa Limpa Nome, a Serasa, em parceria com empresas de diversos segmentos, oferece a cada 24 horas ofertas imperdíveis que podem chegar a até 99% de desconto no valor total da dívida. Em menos de 3 minutos e as consultas podem ser feitas de forma gratuita no serasalimpanome.com.br ou no 0800 591 1222.

Vacina para Sommeliers
O Sindicato dos Enólogos da França pede vacinação prioritária para os profissionais do vinho. Enólogos, sommeliers, formadores ou críticos em vinhos são particularmente afetados em sua profissão pela perda de sabor ou cheiro causada pela Covid-19. A partir de abril, o presidente Emmanuel Macron (foto) estenderá as vacinas aos professores e profissionais da educação. Para o Sindicato “a Covid-19 induz aos enologistas e sommeliers o risco de não poderem mais exercer a sua profissão. A vacinação é a única ação preventiva possível”.

COVID incapacita enólogos
Segundo estudo realizado em meados de 2020 pelo Sindicato dos Enólogos da França, quase 38% dos profissionais do vinho que perderam o paladar ou o cheiro, efeitos colaterais da doença, declararam estar incapacitados para o exercício da profissão. A enquete foi elaborada com 2.625 profissionais em 37 países, incluindo a França. O Sindicato recomendou o reconhecimento da anosmia (perda do olfato) e da ageusia (perda do paladar) como doenças incapacitantes.

Mafia de Grands Crus
Grande operação da polícia francesa desmantela mafia de Grands Crus Bourgeois. Seis chineses naturalizados franceses foram detidos na última terça-feira na região parisiense. Na operação foram apreendidas mais mil garrafas, dentre elas Petrus, Château Yquem, Romanée-Conti, Rothschild, Cheval Blanc e magnum Angelus, num valor total de cerca de 200 mil euros. As investigações iniciaram após uma série de roubos em adegas na cidade de Bordeaux, no outono de 2019, com prejuízos superiores a 5 milhões de euros.

Mulher e gastronomia
A Câmara do Comércio Brasil-França, na Cidade Luz, dedica o mês de março à uma série de webinar dedicado às mulheres empreendedoras franco-brasileiras. O tema de hoje, às 14h30 (hora de Brasília), será “As mulheres na gastronomia”, seguido de uma degustação online de vinho e chocolate. Esta jornalista, quem vos escreve, terá a honra de falar sobre o papel das mulheres na indústria do vinho, ao lado da chef Marina Stroh Ibri (La Brigaderie de Paris), que vai apresentar seu novo chocolate bean-to-bar, feito exclusivamente com cacau da Bahia (foto).

Maria Otília Amaral
Pastor Ricardo Espindola
Presidente Emmanuel Macron
Ministro Marco Aurélio Mello