LIVROS DIDÁTICOS

Escolas entregam livros didáticos para estudantes da rede estadual

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 02-06-2021 07:00 | 580
Escola Estadual Clóvis Salgado já entregou os livros de todos os alunos dos anos finais do ensino fundamental
Escola Estadual Clóvis Salgado já entregou os livros de todos os alunos dos anos finais do ensino fundamental Foto: Divulgação

As escolas da rede estadual de ensino estão finalizando o processo de entrega dos livros didáticos aos estudantes. A distribuição do material teve início no mês de março, mas com o período de onda roxa - faixa mais restritiva do Plano Minas Consciente -, as unidades de ensino precisaram alterar o andamento do processo. Na E.E. Clóvis Salgado, em São Sebastião do Paraíso, todos os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental já receberam os livros didáticos.

Com o avanço das regiões do estado para outras ondas com menos restrições e a possibilidade de reabertura das escolas para esse tipo de atendimento à comunidade, os gestores escolares retomaram a entrega do material, que é proveniente do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Cada unidade de ensino organizou a melhor forma de fazer com que o material chegue até os estudantes, sempre respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 definidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Caso a escola ainda não tenha definido a data de entrega, pais e/ou responsáveis pelos estudantes podem entrar em contato com o gestor escolar para retirada dos livros didáticos.

Na Escola Estadual Clóvis Salgado, em Paraíso, todos os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental já receberam os livros didáticos. Agora a unidade de ensino está finalizando a distribuição para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. “Nós aproveitamos a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e dos Kits Alimentação para fazer a entrega e já estamos finalizando”, ressalta a diretora Regina Cândida Benassi Silva.

Para que todos os estudantes tenham acesso aos livros didáticos, a escola está desenvolvendo algumas estratégias. “Estamos fazendo uma campanha para que venham retirar os livros”, conclui. No Regime de Estudo não Presencial implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), os livros didáticos são complementares às atividades apresentadas nos PETs e às tele aulas apresentadas no programa Se Liga na Educação. Os planos foram produzidos por professores da rede estadual de ensino, com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Minas Gerais (Undime-MG). A entidade auxiliou na elaboração do material voltado para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Universidades mineiras também participaram do processo e contribuíram na revisão dos conteúdos.

Desde o início, os Planos de Estudos Tutorados são disponibilizados para os estudantes no formato digital e impresso. O material pode ser acessado no site estudeem casa.educacao.mg.gov.br e também está disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0, a sala virtual do aluno. Os diretores das escolas também podem encaminhar os arquivos digitais para os estudantes por e-mail ou aplicativo de mensagens. Já os alunos que não têm acesso à internet e aos meios digitais, o PET é entregue gratuitamente de forma impressa.

Livros didáticos
O processo de escolha dos títulos é realizado diretamente, pela internet, entre as escolas públicas e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os livros didáticos utilizados na rede estadual são atualizados a cada três anos pelo PNLD, do MEC, que se encarrega de distribuir os materiais diretamente para as escolas. Já as escolas são as responsáveis por fazer a distribuição para os estudantes.