AGRONEGÓCIO - Especial Colheita

Apoio à produção cafeeira no sudoeste mineiro: cultura, economia e geração de emprego e renda

Por: Redação | Categoria: Agricultura | 07-06-2021 18:05 | 882
Associado do Sicredi, Hercílio de Souza Rezende
Associado do Sicredi, Hercílio de Souza Rezende Foto: Divulgação

O café é uma bebida típica no estado de Minas Gerais e tradicional nas agências do Sicredi do Brasil inteiro. E é em fazendas como a de Hercílio de Souza Rezende e Renata Donizete Azevedo Rezende, associados da Sicredi das Culturas RS/MG em São Sebastião do Paraíso, que o grão é produzido para posteriormente chegar às mesas dos brasileiros. Muito mais que uma bebida típica, o famoso café mineiro representa a cultura da região, movimenta a economia, gera renda e empregos.

O associado vive desta cultura desde criança. Com 50 anos de idade, considera que há 43 anos trabalha com café por influência do pai e do avô. “O café representa tudo, pois eu vivo do café”, conta Hercílio, orgulhoso pelas realizações conquistadas através do trabalho na lavoura. Entre elas, a faculdade da filha Paula que está se formando em Medicina e o próprio desenvolvimento da propriedade rural, que a esposa Renata mostra nas fotos expostas na casa.

A produção do café é a verdadeira paixão do associado e a expectativa para a safra deste ano é positiva, apesar de se tratar de um ano bienal (em que há uma redução da produção) e pelas condições adversas relacionadas ao clima, como a seca.  Em sua fazenda, o casal planta 26 hectares de café, divididos entre lavoura irrigada e sequeira, sendo que a expectativa é a produção de 40 sacas por hectare.

No Sicredi, os associados contaram com o apoio da cooperativa para o custeio da lavoura, melhorias na propriedade, bem como, recursos para a aquisição de uma varredeira de café. “Sabemos da importância cultural e econômica que o café representa para nossa região e nosso papel como instituição financeira cooperativa é apresentar alternativas e soluções para que nossos associados consigam manter e desenvolver suas lavouras. Com isso, apoiamos a geração de renda, fortalecemos o segmento rural e ajudamos a desenvolver nossas localidades e regiões”, destaca o gerente de Negócios Agro do Sicredi em Paraíso, Marcus Vinícius Rodrigues de Souza.

Conforme o 2º Levantamento da Safra 2021 de café divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa de produção no Brasil é de 49 milhões de sacas de café beneficiado, sendo que em Minas Gerais a produção total de café está estimada em 23,3 milhões de sacas.

Associado do Sicredi, Hercílio de Souza Rezende