UFLA

Lideranças visitam Campus Ufla Paraíso: aulas são confirmadas para o início de 2022

Por: Redação | Categoria: Educação | 17-07-2021 11:12 | 189
Foto: Paulo Delfante

Lideranças de São Sebastião do Paraíso visitaram na sexta-feira,16, as obras do campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla), em São Sebastião do Paraíso a convite do reitor da instituição João Chrysóstomo de Resende Junior. Foi confirmado que as aulas terão início no primeiro semestre de 2022 com cursos na área de tecnologia e inovação.

No Campus Paraíso estão sendo investidos recursos do Ministério da Educação que somam R$ 32 milhões. Outros R$ 26 milhões são estimados com o valor da área e infraestrutura que foram cedidos à universidade. Alguns prédios estão concluídos ou em fase final, e outros em andamento ou sendo licitados novamente, em função de problemas com construtoras.

“É um enorme desafio, mesmo enfrentando este momento da pandemia e dificuldades técnicas e de orçamento, jamais a universidade pensou em outra coisa que não fosse a conclusão do campus” disse João Chrysóstomo.

“Vamos somar forças, vamos ter que conviver um com o outro na direção do bem comum. Toda ajuda é bem-vinda. Temos tudo nesse momento para realmente começar as aulas no primeiro semestre de 2022”, disse.

Em entrevista coletiva o reitor João Chrysóstomo de Resende Júnior disse que uma situação a ser resolvida é quanto a totalidade das vagas a serem colocadas no quadro da UFLA. “Isso depende basicamente do Ministério da Educação. O secretário da Educação Superior já nos assegurou que dentro de um mês as vagas estarão no quadro da UFLA. Algumas áreas de técnicos administrativos também e alguns cargos de direção no tocante à remuneração, devem ser definidos. Diretor do campus, chefias de programações de cursos, etc. Mas está tudo muito bem encaminhado. Acreditamos que não haverá nenhum problema para que as aulas se iniciem no primeiro semestre de 2022”, salienta.

Segundo o reitor, treze professores já estão contratados, e o secretário da Educação Superior lhe assegurou em reunião da semana passada que as outras 53 vagas estarão no quadro da UFLA dentro de um mês.

Quanto a forma de ingressar na UFLA em Paraíso, conforme explicou, “assim como acontece em Lavras, nós temos um programa de avaliação seriada aplicado a cada ano, mas são poucas vagas no total, e todas as outras vagas são pelo Sisu ou usando somente a nota do Enem. Se não for selecionado pelo Sisu a gente faz um edital com a utilização da nota do Enem, para selecionar os candidatos. Então, se querem entrar na UFLA em 2022 em São Sebastião do Paraíso tem que fazer o Enem”. Os cursos iniciais em São Sebastião do Paraíso serão nas áreas de tecnologia e inovação.

O ex-deputado federal e agora presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles foi o responsável por coordenar enquanto parlamentar a alocação de recursos para a construção do campus Paraíso. Em sua fala aos visitantes dividiu a realização da obra em dois momentos definidos como ‘pertencimento e transformação’. “Quero agradecer muito ao prefeito Marcelo, ao vice-prefeito Daniel, ao Lisandro, e a todos vereadores. Eu e o Antônio Carlos iniciamos este sonho com a Ufla, mas todos aqui têm que ter o sentimento de pertencimento, todos foram e são importantes. A outra palavra é a transformação, mas antes de tudo transformar as pessoas, pelo conhecimento, pela inovação e tecnologia”, declarou Melles.

O prefeito Marcelo Morais reafirmou a disposição do município em apoiar o projeto. “Quero registrar o apoio da Prefeitura para o que precisar. A esperança é que realmente os alunos venham para a Ufla”, observa. Ele espera que o sonho de todos se torne realidade o mais breve possível. “A gente vê os prédios, mas educação é, antes de mais nada, aluno em sala de aula. Este sonho, que o Melles acabou de dizer, é o que queremos, que realmente funcione”, disse.

Conforme o primeiro vice-presidente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o momento é de agradecimento. “Não é só uma universidade federal, é a Ufla, estamos ganhando uma das melhores universidades do país”.

Segundo o presidente da Câmara, Lisandro José Monteiro, o Legislativo sempre esteve à disposição no mandato anterior, e continua nesta gestão para apoiar o projeto. “Estamos vendo a luta do Melles, do Arantes, do Marcelo, e as coisas são grandes, e vim para servir e quero deixar esta marca, em uma história que começou há tempos e que vamos fazer parte”, declarou.

Também participaram da visita os vereadores Luiz de Paula, Antônio César Picirillo, Vinício Scarano e Pedro Sérgio Delfante e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Cícero Barbosa da Silva e diversos diretores, professores e assessores da UFLA.

Hospital Universitário
Após a passagem pelo campus, a comitiva da Ufla fez uma visita à Santa Casa de Misericórdia que atende a microrregião de São Sebastião do Paraíso, composta por outras seis cidades. O grupo foi recebido pelo provedor da instituição, Fernando Montans Alvarenga. Durante o encontro, a pauta principal das conversações foi a possiblidade da celebração de um convênio para que o hospital possa receber alunos do curso de medicina da Ufla.

A atividade obrigatória de estudantes de medicina matriculados nos dois últimos anos de curso, é conhecida como internato. Ela é exercida em campos de prática médica que proporcionem contato com demandas de saúde reais, sob supervisão de profissionais médicos habilitados. A Santa Casa já realiza outras experiências neste sentido recebendo médicos residentes que cursam em outras instituições e aprimoram seus conhecimentos em suas instalações.