VAGAS

Escolas estaduais abrem vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Educação | 29-07-2021 09:54 | 708
Interessados devem entrar em contato com uma das unidades de ensino que oferecem a modalidade
Interessados devem entrar em contato com uma das unidades de ensino que oferecem a modalidade Foto: Divulgação

Jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo certo e pretendem voltar a estudar podem se inscrever, até o dia 3 de agosto, em uma das 1.488 escolas da rede estadual de ensino que disponibilizam a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na EJA, o estudante conclui o ensino fundamental em dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Para participar da modalidade de ensino é necessário ter completado 15 anos para ingressar no ensino fundamental anos finais, e 18 anos para ingressar no ensino médio, até a data de início do semestre letivo. As aulas terão início no próximo dia 3 e serão ministradas inicialmente de forma remota, por meio do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia de covid-19.

Em São Sebastião do Paraíso a oportunidade é oferecida pelas escolas estaduais Comendadora Ana Cândido de Figueiredo, Benedito Ferreira Calafiori e na E.M. Campos do Amaral. Na região atendida pela 35ª Superintendência Regional de Ensino, a atividade acontecerá na E.E. Doutor Farid Silva (Pratápolis), E.E. Dr. Tancredo de Almeida Neves (São Tomás de Aquino), E.E. Américo de Paiva (Monte Santo de Minas), E.E. Eduardo Senedese (Juruaia), E.E. Professora Maria Leonor Nasser (Jacuí), E.E. de Ibiraci (Ibiraci), E.E. Dona Queridinha Bias Fortes, E.E. Doutor Benedito Leite Ribeiro, E.E. Nossa Senhora Aparecida, E.E. Doutor André Cortez Granero (Guaxupé), E.E. São Gabriel (Cássia), E.E. Doutor José Teodoro de Souza (Capetinga), além da E.E. Coronel Lucas Magalhães (Arceburgo).

Novos Rumos e FIC
Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está trabalhando para reformular a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e fazer com que a modalidade de ensino seja mais focada nas realidades dos estudantes que desejam concluir a formação em um tempo mais curto. O conjunto de ações voltadas para o aperfeiçoamento da proposta é chamado de EJA Novos Rumos e já tem mostrado resultados positivos. Entre as ações realizadas na EJA Novos Rumos está, por exemplo, a formação dos professores.

Outra ação importante para o fortalecimento da modalidade é que os estudantes da EJA Novos Rumos têm prioridade na participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que serão disponibilizados pela SEE/MG a partir do segundo semestre deste ano. O curso FIC tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente.