ACELERANDO AS VENDAS

Equipe produtiva 2ª parte

A qualidade do processo seletivo define os resultados da organização
Por: James Warley | Categoria: Do leitor | 08-09-2021 05:38 | 808
Foto: Reprodução

A seleção da pessoa certa para o cargo certo sempre foi um grande desafio para as empresas. Escolher, dentre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a performance dos resultados empresariais é uma missão que exige técnica e dedicação.

É necessário que o processo seletivo da sua empresa seja estratégico, focado em candidatos de alta performance com competências alinhadas aos objetivos do negócio. Dentre as providências que melhoram a qualidade do resultado da seleção está a elaboração da descrição dos cargos prevendo todas as atividades que os novos colaboradores realizarão, de forma sistêmica, clara e objetiva, bem como os requisitos mínimos, conhecimentos, habilidades e indicadores. Também é preciso definir a faixa salarial, carreira e benefícios.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO
Ao final do processo de recrutamento, o primeiro passo para a seleção é a triagem dos candidatos, análise das características da vaga e o que ela exige para compará-las às características dos candidatos, rejeição dos candidatos sem perfil para a vaga ou atribuição para outra, classificação conforme adequação encontrada, envio de teste de perfil comportamental, agendamento de entrevista de triagem etc.

Em seguida, o gestor de RH deve avisar ao gestor da vaga sobre a entrevista de seleção, compartilhando as informações da vaga a ser preenchida e dos objetivos específicos da entrevista. Necessário definir o tipo de entrevista (estruturada ou livre), data, horário, local e duração, preparar as perguntas e ler o currículo e demais informações do candidato. Os entrevistadores devem identificar na entrevista se o candidato possui as qualificações informadas no currículo, se há aderência com a cultura e valores da empresa. Em seguida, é o momento de agendar o teste prático quando necessário, para que depois do teste seja realizada a entrevista final com o gestor da vaga e diretoria, para negociação salarial e benefícios.

INTEGRAÇÃO
Depois que o candidato foi selecionado, é preciso organizar a sua integração na empresa, etapa de fundamental importância para o sucesso de sua carreira, assunto que abordaremos no próximo artigo.

Até a próxima semana!

James Warley
consultoria@idecorp.com.br