COBRIU O CÉU

Dia se transforma em noite em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 09-09-2021 16:42 | 2236
Cidade ficou às escuras no início da tarde de quinta-feira, até que choveu
Cidade ficou às escuras no início da tarde de quinta-feira, até que choveu Foto: Tiel

A tarde desta quinta-feira,9 de setembro, se transformou em noite, em São Sebastião do Paraíso. Uma densa camada de fumaça oriunda das queimadas registradas em Batatais (SP) desde a tarde de quarta-feira,8, cobriu o céu de toda a região. Por volta das 14 horas começou a chover na cidade, ocasionando uma sensação de alívio diante do forte calor, que fez com que os termômetros chegassem a 33 graus.

Desde o início da semana que a população de Paraíso vinha sofrendo com o tempo ruim. Na segunda-feira,6, um incêndio de grandes proporções devastou uma área avaliada em 300 hectares na região entre Capetinga e Peixoto, atingindo também áreas na divisa com São Sebastião do Paraíso. De acordo com relatos de moradores da região, apesar da mobilização de produtores rurais e também do Corpo de Bombeiros, houve grande prejuízo em lavouras de café, pastagem e matas, causando ainda a morte de animais. Com influência do vento as chamas chegaram bem próximo das casas colocando em risco a vida dos moradores na zona rural.

Na tarde de quarta-feira,8, a cidade foi tomada pela densa camada de fumaça sendo percebido por moradores que reclamavam da má qualidade do ar e do forte calor.

Apesar do inverno a temperatura máxima no município chegou a 34 graus na sombra, com sensação térmica ainda maior. Em vários bairros quintais e o interior das casas ficaram cheios de fuligem. O cheiro da queimada permaneceu durante toda a noite.

Já na quinta-feira,9, logo pela manhã o céu voltou a ficar enfumaçado devido a novos focos de incêndios registrados na divisa com o estado de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados ao menos três grandes incêndios em propriedades rurais em Batatais (SP). Rodovias como a Altino Arantes e a Cândido Portinari tiveram o trânsito interrompido pela Polícia Rodoviária na hora do almoço para evitar acidentes.

No início da tarde a fumaça que tomava o céu em toda a região provocou a sensação de o dia ter se transformado em noite. Pela cidade os motoristas foram obrigados a ligar os faróis, nas casas e nas praças as luzes foram acessas. A cidade toda escureceu e por volta das 14h30 uma chuva fina caiu em Paraíso provocando um cheiro de queimado ainda mais forte.

Era visível fuligem em grande número sobre calçadas, áreas de serviço e até mesmo em piscinas, como a do Ouro Verde Tênis Clube.  

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um aviso e alerta de perigo potencial para tempestades na região de São Sebastião do Paraíso. Segundo o instituto a possibilidade de chuva segue até a sexta-feira,10. A previsão é de que possa chover entre 20 e 30 milímetros, com rajadas de ventos que podem chegar a 60 km/h e até mesmo não se descarta a possibilidade de que ocorra chuva de granizo. A recomendação para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois, há risco de queda e descargas elétricas.

Cidade ficou às escuras no início da tarde de quinta-feira, até que choveu