CIRURGIAS ELETIVAS

“Vamos zerar a fila em nossa região”, disse Emidinho Madeira

Na tarde deta terça-feira (14/09) na Câmara dos Deputados em Brasília
Por: Redação | Categoria: Cidades | 15-09-2021 01:06 | 138
Deputado Emidinho Madeira durante audiência pública na Câmara Federal
Deputado Emidinho Madeira durante audiência pública na Câmara Federal Foto: Reprodução

O deputado federal Emidinho Madeira participou de uma audiência pública nesta terça (14/9), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal para debater a realização das cirurgias eletivas em todo o Brasil.

Na abertura do evento, o deputado Emidinho Madeira, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Cirurgias Eletivas, destacou a necessidade de se encontrar um caminho comum, com urgência, para desburocratizar e destravar as cirurgias eletivas que já aguardavam serem realizadas e com a chegada da pandemia mais do que dobraram no Sul e Sudoeste de Minas.

“Antes da pandemia eram cerca de 18 mil cirurgias eleti-vas aguardando  para serem realizadas na nossa região. Com a chegada da pandemia esse número saltou para mais de 45 mil cirurgias represadas”, argumentou Emidinho, que convidou o secretário do Ministério da Saúde para ver o trabalho que está sendo feito no Sul de Minas com as emendas parlamentares.

“Convido o senhor, doutor Sérgio, a ir lá na nossa região ver de perto o trabalho que estamos realizando em 80 municípios para zerar a fila desses procedimentos eletivos. Isso eu posso garantir para o senhor, vamos zerar a fila das cirurgias eletivas na nossa região e tudo com recursos das emendas. Precisamos levar esse modelo para outras regiões do nosso estado e do nosso país”, sugeriu o deputado.

A audiência, realizada a pedido do deputado Emidinho, contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, do secretário de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde, Sérgio Yoshimasa, e parlamentares.

O requerimento de autoria do deputado Emidinho Madeira debater  “a realização das cirurgias eletivas no Brasil” foi subscrito pelos deputados federais: Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr., Flávia Morais, Benedita da Silva, Jandira Feghali, Flávio Nogueira, Dr. Zacharia Calil, Adriana Ventura, Carmen Zanotto, Dulce Miranda, Carla Dickson e Vivi Reis.