CURTAS EDIÇÃO 2544

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 18-09-2021 06:27 | 202
Foto: Reprodução

Furtos e roubos
Na quarta-feira um sitiante na região do Morro Alto, município de São Sebastião do Paraíso ficou sem seu veículo Ford F 400 que estava carregado com um pulverizador de 400 litros, 40 sacas de adubo, além de um fogão, botijão de gás, laços e cabeçadas com freio para montaria. Estavam em um barracão trancado. No dia seguinte ao chegar ao local constatou o furto.

Um dia depois
Motorista conduzia um caminhão Mercedes Benz com 160 sacas de café pela estrada do Brejinho, município de São Tomás de Aquino. Foi interceptado por quatro assaltantes que estavam em um automóvel produto de roubo no início do mês. Sumiram com o caminhão e a carga que teria seguido pela rodovia MG 050. Depois de terem levado o motorista do caminhão em direção a Jacui, o trouxeram de volta para as imediações de São Tomás. O automóvel utilizado no assalto foi abandonado na rodovia, próximo ao Clube Recreativo Seniors.

Audiência Copasa
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso marcou para o próximo dia 23 de setembro, às 19 horas mais uma audiência pública. Desta vez estará em pauta a prestação de serviços pela Copasa (Companhia de Abastecimento de Água) no município. O foco vai além do tratamento de esgoto e agora pretende debater também a situação do tratamento e principalmente a distribuição de água na cidade. Isso depois que a população ficou praticamente desassistida por uma semana, em decorrência da “chuva negra” que resultou em danos na rede elétrica e também afetou os mananciais onde é feita a captação. Com as torneiras secas ou com água de qualidade duvidosa o assunto deu o que falar e promete render muitos debates.

Estrutura
Muito se questiona a respeito de um plano “B” por parte da companhia que tratou o assunto com muita naturalidade e não como uma emergência. Medidas preventivas ou mesmo decisões mais assertivas poderiam ter sido adotadas para não deixar a população a ver navios. Aquisição de gerador de energia, utilização de caminhão pipas para a distribuição de água nos bairros mais afetados seriam medidas que poderiam ter sido adotada e ajudado a diminuir o caos. Só quem passou dias sem água em casa sabe a realidade. A passividade com que a empresa tratou o assunto, demorando a se manifestar mesmo com a abertura para dialogar com as demais autoridades, também é assunto que estará em pauta.

Mobilização
Durante os últimos dias várias pessoas se mobilizaram para tentar ajudar a população dentro de suas possibilidades. Vereadores foram a Belo Horizonte para tratar diretamente com diretores da Copasa e também com a Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto) providências para a questão. Por parte da população foi programada para este sábado,18, uma manifestação contra o descaso da empresa para com os moradores da cidade. Além dos políticos, da companhia, órgão regulador o Ministério Público também está sendo acionado.

Triagem da Butanvac
Neste sábado acontece na Câmara de Paraíso, triagem dos voluntários que se habilitaram para tomar a vacina Butanvac e participar dos testes do imunizante que está em andamento. Foram disponibilizados para os interessados de São Sebastião do Paraíso e da microrregião 428 vagas e cerca de 100 pessoas serão selecionadas para possivelmente nesta segunda-feira,20, irem vacinar na Unidade de Pesquisa do Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto. O acordo celebrado entre a Prefeitura e o Instituto Butantan prevê que podem participar da pesquisa pessoas entre 18 a 59 anos que não tenham sido vacinadas e nem testado positivo para a Covid-19. Os participantes serão monitorados por um ano, com direito a consultas, exames laboratoriais e outras medidas de acompanhamento de cada caso.

Conferência
O Conselho Municipal de Saúde realizará, no dia 21 de setembro, terça-feira, a VII Conferência de Saúde de São Sebastião do Paraíso, no Teatro Municipal “Sebastião Furlan”. O evento será das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste ano, o tema central é “Saúde Direito Fundamental: SUS Direito de Todos”.  Os participantes da Conferência debaterão propostas na área da saúde, conforme as demandas existentes no Município, que servirão como base para construção coletiva de Diretrizes e Metas para a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Plano Plurianual de Saúde (PPA), para o período 2022 a 2025, a serem executados pela gestão municipal. Para participar será necessário fazer a inscrição prévia no site da Prefeitura.

Nova diretoria
A realização de uma reunião no gabinete do prefeito Marcelo Morais, definiu a nova diretoria para o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em São Sebastião do Paraíso. O órgão é composto por representantes de diversas esferas da sociedade que comporão o novo mandato, que terá como presidente, Juarez Gonçalves Pedroso. Durante a reunião, discutiu-se diversas pautas em relação aos direitos das pessoas idosas, além da importância da união entre os Conselhos e Poder Executivo pensando no bem comum. Também participaram do encontro o vice-prefeito Daniel Tales e o secretário de Ação Social, Ronaldo de Carvalho.

Proibição
Na sessão da última segunda-feira,13, foi aprovado na Câmara de São Sebastião do Paraíso o Projeto de Lei que altera o Código de Posturas Municipais.  De autoria do vereador Juliano Carlos Reis (Biju), a iniciativa inclui um parágrafo único ao artigo 158 (que trata sobre a permissão para colocação de anúncios e cartazes). Essa nova alteração proíbe a instalação de anúncios em postes de iluminação pública ou de rede de telefonia, e em torres ou postes de transmissão de energia elétrica. Aprovada foi encaminhada à sanção do Executivo. Expectativa de que coíba ou puna os responsáveis por provocar poluição visual na cidade como ocorreu recentemente com uma empresa de transporte por aplicativo que emporcalhou as ruas com panfletos colocados nos postes.

Presencial
A Prefeitura de Itamogi está confirmando para esta segunda-feira,20, o retorno das aulas presenciais nas escolas das redes municipal e estadual de ensino. Foram 18 meses em que as atividades foram suspensas presencialmente e adotou-se o trabalho remoto. Para que o retorno seja seguro, as escolas já estão preparadas para receberem os alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a preparação e organização para o retorno ocorreu há algum tempo com a organização das escolas e aquisição de EPIs recomendados pelos protocolos sanitários, itens essenciais para o retorno e preparação de todos os profissionais por meio de reuniões quanto ao uso e condutas que devem ser adotadas. Na sala de aula os alunos serão distribuídos respeitando o distanciamento exigido. Haverá revezamento de turmas para evitar aglomerações e o horário das aulas serão reduzidos e só retornarão de forma presencial os alunos cujos pais responderam sim a uma pesquisa.