ACISSP

ACISSP retoma a emissão de Certificados de Origem

Certificado pode oferecer vantagens competitivas e isenções fiscais para empresários exportarem seus produtos.
Por: Redação | Categoria: Cidades | 11-09-2021 11:12 | 27
Foto: Reprodução

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) retomou a emissão do Certificado de Origem, que é um documento importante para empresas que atuam também no comércio exterior, uma vez que ele, apesar de não ser obrigatório, oferece uma série de vantagens previstas nos acordos comerciais entre os países de origem e de entrega da mercadoria.

Com a emissão do Certificado de Origem é possível, entre outros pontos, atestar a autenticidade da mercadoria, além de ser fundamental na hora de fazer o recolhimento dos devidos tributos referentes à transação comercial.

O documento não é obrigatório para todos tipos de produtos, porém ele é necessário para a utilização de benefícios comerciais entre os países, ou seja, caso o exportador opte por não realizar a emissão, haverá a incidência da cobrança de impostos. Um exemplo são as transações comerciais realizadas com a Argentina, onde se tem uma diferença de 100% no valor cobrado no Imposto de Importação.

O Certificado de Origem pode ser emitido por qualquer empresa habilitada, conforme as normas previstas na legislação brasileira para atuação no mercado internacional, desde que as mercadorias atendam aos requisitos conforme os acordos preveem.

A ACISSP é uma entidade habilitada para a emissão do documento. "Nosso objetivo é facilitar o acesso dos pequenos comerciantes e produtores locais, oferecendo uma vantagem competitiva e econômica ao exportar seus produtos. Nossa equipe está treinada e capacitada a orientar o empresário, artesão e produtor rural que buscar ampliar o alcance de seus produtos e a emitir o Certificado de Origem para os interessados.

É mais um serviço fundamental oferecido pela ACISSP para fomentar e economia de nossa cidade" analisou o presidente da ACISSP,  Ailton Rocha de Sillos.

Os interessados na emissão do Certificado de Origem podem entrar em contato com a ACISSP, obter mais informações, tirar dúvidas e emitir o documento. A associação fica na avenida Oliveira Resende, 1350. O contato por de ser feito ainda pelo telefone (35) 3539-4400 ou pelo WhatsApp (35) 98845-4743. O site da entidade é www.acissp.com.br.