PARAÍSO 200 ANOS

Paraíso: cidade bicentenária é destino para quem quer tranquilidade

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 25-10-2021 05:10 | 393
“São Sebastião do Paraíso uma cidade tranquila que se destaca por suas belezas naturais e hospitalidade de sua gente
“São Sebastião do Paraíso uma cidade tranquila que se destaca por suas belezas naturais e hospitalidade de sua gente Foto: Roberto Nogueira

Paraíso está entre as cidades mais antigas de Minas Gerais, agora que inaugura o seu bicentenário. A cidade oferece ao visitante um estilo sossegado e tranquilo, típico das cidades interioranas que agradam moradores e turistas. Pelo IBGE quase 72 mil habitantes, números esses contestados pelos paraisenses que acreditam em população acima de 80 mil habitantes, o município que chega ao seu bicentenário, possui diversos atrativos para os amantes da natureza, da culinária mineira, da cultura, do artesanato, dos esportes de ação e aventura, do clima e das paisagens típicas de Minas Gerais.

Localizada em região montanhosa, Paraíso está entre 894 a 1.183 metros do nível do mar é destino certo para quem deseja momentos de tranquilidade e descanso. Município formado por um povo hospitaleiro, ele tem em seu interior diversos lugares com belezas naturais que são atrações aos seus visitantes.  A área sua área territorial corresponde a 814.925 km², e estradas vicinais que cortam todo o seu interior levando a lugares especiais.

Um destes locais é o distrito da Guardinha, onde se localiza o Morro da Mesa, bem na divisa com o estado de São Paulo. Conforme informações do Governo de Minas Gerais, desde 1720, o local é um dos cartões postais mais conhecidos de São Sebastião do Paraíso. Com 1005 metros de altitude, o monte propicia uma bela paisagem da região. Por causa do seu formato plano, a grande formação geológica ganhou o nome como batismo. Nele encontra-se o "marco divisório" dos estados de Minas e São Paulo. Em sua encosta do lado "norte", à meia altura, existe uma gruta bastante visitada e uma capela, onde é realizada uma festa religiosa no dia 3 de maio. O Morro da Mesa é conhecido em toda a região por ser um dos locais mais belos para se assistir ao nascer e o pôr do sol, entre as serras e os montes. No topo do Morro existe uma Capela, onde são realizadas algumas missas e festas de cunho religioso.

Outro ponto de destaque é o também distrito de Termópolis. Neste território localiza-se a Estância Balneária de Termópolis onde abriga piscinas de águas termais. O local possui hotel e restaurante, com espaço para atividades físicas, esportivas e passeios na natureza. Em seu histórico há informações de que as primeiras menções sobre a existência da Estância Balneária Termópolis, datam da década de 20, mais precisamente 1921, ano de fundação da primeira fonte e construção do hotel (em estilo colonial).

Colocadas precisamente pelas "Mãos de Deus", as fontes termais minerais se entrelaçam com uma paisagem rústica, porém belíssima, aos pés de lindas montanhas a 825 m, e em meio a um vale; uma benção que faz com que o lugar seja considerado um marco em lazer, turismo e saúde em todo o país. A estância é procurada por um público interessado em suas águas termais minerais, não só pelos seus banhos de imersão à 30º, mas também por suas ações terapêuticas no tratamento de diversas doenças.

Conhecida por ainda preservar a tradição de muitos municípios do interior do Brasil, Paraíso é daquelas cidades charmosas que mantêm o estilo pacato. Mesmo com a chegada do progresso e os avanços da tecnologia, por aqui, a correria e a agitação do dia a dia dão lugar a calmaria. Também do interior de seu território é possível se instalar em hotéis fazenda como Lobo da Montanha, Leão de Judá e Estâncias Araras. Em todos estes lugares é possível encontrar a típica comida mineira com seus pratos variados, quitutes, doces típicos que transformam estes lugares em verdadeiro pão de mel, uma delícia para quem gosta e pode variar o paladar. Mesmo para quem prefere se hospedar na cidade é possível encontrar hotéis confortáveis com preços de diárias  acessíveis com prestação de serviço de qualidade.

Na cidade ou em seus arredores existem outros espaços que podem ser visitados. Os passeios passam pela Praça Comendador José Honório, a Praça da Matriz, onde localiza-se um dos templos religiosos mais bonitos do interior do Brasil, a Matriz São Sebastião. Não distante dali, a poucos metros de caminhada, está a Praça Comendador João Alves, agora com sua fonte luminosa revitalizadas e que a noite apresenta um brilho e colorido especiais encantando os presentes. Os moradores mais antigos se emocionam com suas histórias vividas e marcadas por estas paragens.

No acesso a rodovia MG-050 está o Morro do Baú de Santa Cruz, com sua beleza singular e vista panorâmica de algumas regiões da cidade que já se aproximam de suas instalações, graças ao crescimento territorial da área urbana. Do outro lado de Paraíso na parte baixa localiza-se a Casa da Cultura e o Museu Municipal onde encontram-se conservados diversos fragmentos da história paraisense, com vestígios herdados de seu povo, sua cultura em momentos épicos registrado através de fotografias, livros, revistas, quadros e acessórios.

Se antes o café era isoladamente o sabor que se recordava ao lembrar de Paraíso, atualmente outros aromas, gostos e temperos foram agregados à simbologia gastronômica ampliando o paladar das recordações. Além do típico cafezinho, agrega-se ao rol gastronômico a tradicional Manteiga Aviação, os Doces Tozzi e diversas outras marcas. Mais recentemente, o município vem se destacando pela fabricação de azeite e outros produtos derivados do abacate, tornando mais uma referência local. Também não se pode deixar de referenciar e fazer menção a produção vinícola, que está se consolidando com vinhos de paladar inigualáveis e inconfundíveis já se destacando no cenário nacional.

Há sempre um motivo para celebrar estas histórias e destacar que Paraíso em seus 200 anos não deixou para trás suas origens. Os avanços surgidos, as evoluções de todos os caminhos o trouxeram até aqui e existem muito mais a prosseguir. Por estes e tantos outros motivos a cidade continua com sua tranquilidade, com suas atrações de portas abertas a acolher os seus e a todos que por aqui chegam disponibilizando seus espaços, sabores e partilhando sua memória a quem se achegar. Parabéns Paraíso.