CICLISMO

Ana Finco segue se destacando com a equipe de ciclismo ABEC em Maringá

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 17-11-2021 11:03 | 485
Alem das provas individuais Ana Finco participa de provas por equipes com formação mista onde tem obtido bons resultados
Alem das provas individuais Ana Finco participa de provas por equipes com formação mista onde tem obtido bons resultados Foto: Reprodução

A ciclista paraisense Ana Paula Finco continua se destacando junto com sua equipe ABEC Rio Claro, no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista. A competição realizada em Maringá (PR) teve início no final de semana e vai até o próximo domingo, 21. Os primeiros três dias da programação são dedicados às categorias de base (Infanto Juvenil e Juvenil e Junior), feminino e masculino, e a partir desta quarta-feira, 17, começam as disputas da categoria adulta.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista acontece no Velódromo da Vila Olímpica de Maringá e é considerado segundo a Comissão Organizadora o principal evento da categoria no país. No Brasil existem apenas cinco locais com estrutura semelhante com capacidade de abrigar competições de alto nível. O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), patrocínio do Governo do Estado do Paraná através da Pro-esporte e Copel (Companhia Paranaense de Energia), e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá.

As competições tiveram início na sexta-feira, 12. Os primeiros dias de competição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Junior foram de muita emoção e demonstração de talento entre os atletas das categorias Infanto-juvenil, Juvenil e Junior. As provas da base seguem até a próxima quarta-feira (17). No domingo, 14, os ciclistas da nova geração disputaram as finais das provas por equipes, incluindo a Perseguição Por Equipes e Velocidade Por Equipe.

Já na segunda, foi a vez da Velocidade Individual causar emoção na torcida com disputas acirradas em todas as categorias. Na terça-feira, 16, estavam previstas as provas Omnium e Keirin, enquanto na quarta, a programação será encerrada com a tradicional prova Madison.

De Paraíso a ciclista Ana Paula Finco, integrante da equipe ABEC Rio Claro segue se destacando e mantendo a boa forma com excelentes resultados na temporada. Ela conseguiu o segundo lugar na prova de velocidade por equipe com uma formação mista com ciclistas de Maringá. Ana também conquistou medalha pelo segundo lugar sendo vice-campeã na prova de Perseguição, atuando no time misto com a equipe de Santos.

A partir da quinta-feira serão recebidos os atletas de elite do esporte. No local estão sendo respeitadas todas as normas sanitárias em relação a pandemia sendo que todos os atletas foram testados, juntamente com os demais participantes para que haja segurança para todos os envolvidos inclusive o público.

Quem acompanha e perto as provas das competições em Maringá e está de olho nas promessas do ciclismo nacional é o técnico da seleção brasileira Emerson Silva. Ele disse que apesar de o ciclismo ser um dos fundadores das Olimpíadas, o esporte ainda sofre muito com falta de apoio e estrutura, mas que apesar de tudo continua crescendo em número de adeptos. “Acompanho todas as competições para observar o surgimento de novos talentos e a competição que está acontecendo em Maringá é muito importante para o nosso calendário. Por aqui vão passar os grandes nomes do esporte nacional e as promessas do ciclismo brasileiro”, avalia.

Paracliclismo
No próximo final de semana acontecem também as provas do campeonato brasileiro de Paraciclismo de Pista.

Ana Paula Finco conquista mais uma excelente resultado nas pistas paranaenses