ESGOTO

Entupimento em rede, e esgoto correndo a céu aberto tem ocasionado problemas

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 20-11-2021 02:50 | 512
Beco Sales Naves, no Bairro Nossa Sra. Aparecida, não tem rede de esgoto dentro da rua, um problemão para moradores e Copasa
Beco Sales Naves, no Bairro Nossa Sra. Aparecida, não tem rede de esgoto dentro da rua, um problemão para moradores e Copasa Foto: Sebastião Tadeu Ribeiro

Problemão estão enfrentando moradores do Beco Sales Naves e da Rua Carlos Bergamo, ambas localizadas no Bairro Nossa Sra. Aparecida. No Beco Sales Naves existe uma antiga rede de esgoto que passa por dentro do interior de três residências e há poucos dias a antiga rede entupiu, bem debaixo da residência de número 226. Então o proprietário, que é pedreiro, sem alternativa e para se safar do entupimento fez uma nova ligação e levou até a calçada para que a Copasa efetuasse a ligação na rua.

Acontece que no Beco Sales Naves não tem rede de esgoto, e naquele trecho a rua ou beco não tem saída, fica encravado no fundo do quintal de uma casa que faz frente para a Rua Carlos Bergamo.

O problemão é que o proprietário de uma casa que fica ao lado não autorizou a Copasa fazer o conserto do entupimento da rede de esgoto que passa por dentro de sua casa, e que não está entupido.

O encarregado de serviço de manutenção e ligação de rede de esgoto da Copasa, Mauro Feliciano, entrou em contato com o proprietário da casa de número 222, que mora no Estado do Espírito Santo, explicando que a Copasa faria todos os reparos necessários por onde passa a rede, mas ele não aceitou.

Com isso os dejetos de uso de pias, chuveiro e dos vasos sanitários de duas residências estão sendo despejados dentro da Rua do Beco Sales Naves e as águas com um mal odor insuportável entram dentro de uma boca de lobo em que a canalização de água pluvial passa por dentro do terreno de uma casa residencial que fica localizada de frente para a Rua Carlos Bergamo.

Os mais prejudicados são os moradores da Rua Carlos Bergamo, porque a canalização da água pluvial que vem do Beco Sales Naves sai a céu aberto sobre o leito desta via pública que não tem canalização de água pluvial.

 O JS vai acompanhar este impasse, que e’ muito preocupante porque é uma questão de saúde pública.  Os moradores das três casas que ficam localizadas no Beco Sales Naves pagam a taxa de esgoto dinâmico com coleta e tratamento, EDT para a Copasa.

Terá que haver bom senso entre as partes para solucionar de vez este preocupante fato.