CURTAS EDIÇÃO 2563

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-11-2021 08:33 | 216
Foto: Reprodução

Audiência
Continua repercutindo na Câmara Municipal a baixa ou praticamente inexistente presença de público na Audiência Pública realizada semana passada para tratar das cirurgias eletivas no município. Apenas um cidadão compareceu. Sabe-se que a lista de espera é extensa, mas pelo que se viu não houve quórum entre os interessados. De outro lado foi informado que os serviços estão em andamento mesmo não sendo na velocidade desejada, a fila está andando. Em alguns casos já se vislumbra a possibilidade de zerar a espera até o fim do ano. Isso porque algumas coisas estão podendo fazer e outras nem tanto, mesmo tendo dinheiro à disposição.

Paraíso Jurossaico
Com o objetivo de alegrar as crianças a prefeitura realizará o Paraíso Jurossaico. As exposições e apresentações sobre os dinossauros farão parte da Semana da Ciência e Tecnologia, que está sendo resgatada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional. Se vai haver aglomeração é outra história, mas o evento será realizado na praça em frente a sede do Executivo. E tem mais, para a presença do público será solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível. A ideia é compor cestas de natal que serão doadas para famílias carentes do município. Mais uma forma de unir o útil ao agradável.

Castração
E Paraíso já começa a se preparar para a realização de mais um mutirão de castração de cães e gatos. Desta vez o evento que acontecerá entre os dias 6 a 17 de dezembro deverá atender cerca de mil animais. Desta forma a intenção é atingir a meta de castrar quatro mil na cidade somente neste ano. Deve ir para o Guiness Book. Como outras cidades da região recusaram ou não se acertaram para a presença do castramóvel em suas respectivas localidades, a causa foi logicamente abraçada pelas lideranças locais.. Formulário de inscrição para o agendamento deverá ser disponibilizado a partir desta quarta-feira, 24.

R$ 100 mil
Vereador Biju em redes sociais estampou que a Escola Municipal Professora Alice Naves Ferreira foi contemplada com verba no valor de R$ 100 mil. Indicação dele ao deputado estadual Noraldino Júnior que conseguiu o recurso junto ao Governo do Estado no Programa Fortalecimento Escolas Municipais”. O montante é destinado à estruturação de mobiliário ou equipamentos. E esta escola está precisando muito, diz Biju. Particularmente estou muito feliz por tanta coisa boa acontecendo nesta administração para a Educação paraisense, para levar dignidade para nossas crianças, alunos que retornam após um período difícil de enfrentamento à pandemia, afirma o vereador.

Casas populares
A prefeitura de São Sebastião do Paraíso trabalha nos bastidores para resgatar um terreno junto à Companhia de Habitação (COHAB). Este seria um passo inicial para em seguida se pleitear junto a Caixa Econômica Federal o ingresso do município em algum programa de construção de moradias junto ao Governo Federal. A informação divulgada é que devido ao período de pandemia as ações neste sentido estariam paralisadas e o pior de tudo não há perspectivas de que algo novo possa ocorrer a curto ou médio prazo.  Quem necessita ou depende de algo neste sentido, ou tinha esperança de algum plano ser executado, pode reduzir as expectativas. Do contrário, só se surgir alguma surpresa de última hora.

Encampação
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso encaminhou para apreciação do Legislativo o Projeto de Lei que versa sobre a encampação da Copasa pelo município e outro que retira os incentivos fiscais concedidos à estatal. Será criada uma comissão de acompanhamento da questão que fará o inventário dos bens e se chegará ao valor da multa de compensação à empresa. Pelo que está sendo adiantado o processo será longo já que demandará muitos estudos e o principal objetivo é que a população paraisense não seja mais prejudicada. Enquanto persistir a demanda a Copasa, conforme ela mesma já anunciou continuará com a prestação de serviço de tratamento de água e esgoto na cidade.

Distrito
A vereadora Maria Aparecida Cerize Ramos demonstrou preocupação com a situação dos funcionários da Copasa residentes em São Sebastião do Paraíso, que abriga a sede regional do distrito. Se de fato a empresa deixar de ser a prestadora dos serviços na cidade, não se justifica manter um escritório regional. Se isso ocorrer e uma mudança do local de sede também for realizada estes servidores terão que ser remanejados do local de trabalho tendo que se deslocar ou se mudarem para poderem atuar. A vereadora pediu ofício ao presidente da Copasa pontuando sobre esta situação e aguarda esclarecimentos. É mais um imbróglio de um abacaxi espinhoso para se descascar. Cada ação tem uma reação e suas respectivas conseqüências.

Impasse
Vereadores também demonstraram impaciência com a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar após um pedido de prorrogação do prazo por mais 45 dias nas investigações de denúncia contra o vereador Pedro Sérgio Delfante. Lisandro Monteiro e Vinício Scarano Pedroso fizeram indagações a respeito de possíveis diligências que deveriam ter sido realizadas e não teriam ocorrido na primeira fase das investigações. Agora a comissão pediu uma perícia no motor e não no tanque do veículo utilizado para a viagem e que ensejou gastos com manutenção, sendo utilizados recursos públicos para pagamento. Integrantes da comissão disseram que estão trabalhando seguindo a lei. Também foi questionado se as reuniões estão ocorrendo de forma aberta para se ter maior transparência dos atos.

Hospital do Coração
Nesta quarta-feira, 24, esta marcada para acontecer em Passos, uma reunião na sede da Delegacia Regional de Saúde para continuar tratando da situação do Hospital do Coração, que funciona junto a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. Vereadores foram convocados a estarem presentes a partir das 10 horas quando serão tratadas das investidas de lideranças da cidade vizinha em querer inviabilizar o funcionamento do hospital em Paraíso e fazê-lo funcionar em Passos. Também deve ocorrer nas próximas semanas uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, para tratar do mesmo assunto, só que em Belo Horizonte e na visão do Governo do Estado. A Câmara Municipal de Paraíso ainda deverá promover uma audiência pública sobre o tema, quando serão convidados a participar os deputados e demais lideranças de representantes de Paraíso e região.

Feriados
A Câmara de Paraíso recebeu uma manifestação de um cidadão através da Tribuna Virtual. Na oportunidade foi relatada a não necessidade de se ter um feriado municipal, em 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Foram relatados prejuízos para o comércio e a indústria que necessitam interromper suas atividades. Se por um lado a cidade pode perder um feriado municipal, é provável que ganhe um nacional. Foi aprovado na segunda-feira, 22, no Senado Federal um projeto para que se crie um feriado nacional em homenagem a Santa Dulce dos Pobres a ser comemorado em 13 de março. A proposta será apreciada pela Câmara Federal que se aprovado enviará a proposição para sanção da presidência da República.