CONGADAS

Itamogi cancela a realização da Congada enquanto que São Tomás mantém a festa

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 25-11-2021 18:34 | 858
Em Itamogi a realização da  tradicional festa da congada será adiada para o próximo ano
Em Itamogi a realização da  tradicional festa da congada será adiada para o próximo ano Foto: FT Drones

Itamogi e São Tomás de Aquino tiveram nesta semana definições sobre a realização da Festa da Congada que tradicionalmente acontece no final de ano. Em virtude das restrições da pandemia da Covid-19, no ano passado as festividades foram canceladas nos dois municípios. Agora com o avanço da vacinação a Prefeitura de São Tomás resolveu voltar a promover o evento na Praça do Rosário. Já em Itamogi as lideranças da cidade decidiram por cancelar os festejos em mais este ano.

Depois de São Sebastião do Paraíso que decidiu em conjunto entre a Prefeitura e os representantes dos ternos de Congo e Moçambique em não promover os desfiles e manter reduzidamente apenas a parte religiosa dos festejos, mais dois municípios da região se posicionaram durante a semana. Itamogi e São Tomás de Aquino emitiram comunicados oficiais após a realização de reuniões inclusive com representantes de órgãos da saúde a respeito da realização das congadas. Por toda a região é uma tradição as apresentações dos ternos no período pós-natalino.

Em Itamogi a Prefeitura se posicionou sobre a questão: "A tradicional festa das Congadas não será realizada este ano na cidade". A justificativa é de que a medida foi definida após a realização de reunião com os capitães dos termos de Congo, Moçambique e Catupé, de membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, das secretarias de Educação e Cultura, dos vereadores e do prefeito.

Diz a nota que “apesar de controlada, a pandemia do coronavírus ainda não acabou e a realização de uma festa, nas proporções das Congadas, que reúne por dia cerca de 10 mil pessoas, poderia colocar em risco a saúde de nossa população”.

Desta forma os olhares se voltam para o próximo ano. "A expectativa é que a festividade volte a ser realizada em 2022, após não ter acontecido em 2020 e, agora, 2021", ressalta. O propósito é poder promover o evento religioso com segurança no próximo ano.

Confirmada
Em São Tomás de Aquino a Prefeitura também emitiu um comunicado na terça-feira, 23. “A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, em reunião com os capitães do congado, comunica a todos que a Festa da Congada do ano de 2021, ocorrerá de 26 a 31 de dezembro conforme calendário tradicional da festa, porém de forma discreta”, diz a nota.

Excepcionalmente neste ano não haverá a presença da tradicional barraca da festa, no entanto, será permitida a instalação de barracas individuais com permissões limitadas. Os interessados deverão procurar a Prefeitura a partir de 1º de dezembro para a retirada do alvará de licença e as regras de cumprimento dos protocolos de medidas de prevenção contra a disseminação do coronavírus.

De acordo com a administração há o entendimento sobre o desejo da comunidade em sua grande maioria a favor da realização da festa. O evento é considerado “um verdadeiro cartão postal cultural do município”, contudo, ressalta que não se pode descuidar quanto a Covid-19.

A Prefeitura enfatiza para que todos respeitem as medidas de segurança orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde e tomem as medidas obrigatórias de proteção como o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e mantenham uma distância segura entre as pessoas.  “Contamos com a colaboração de toda a população aquinense e visitantes para um retorno seguro, para que todos possam prestigiar a Festa da Congada com segurança e tranquilidade, por isso reformamos o pedido de respeito às medidas e orientações das normas sanitárias”, reforça.

Para o próximo ano a expectativa também é favorável conforme o pensamento da administração municipal. “Esperamos que em 2.022, um cenário mais seguro, poder realizar a Festa da Congada de uma forma ainda mais intensa e emotiva, sobretudo com muitas novidades”, completa.

O comunicado é encerrado dizendo que as informações divulgadas sobre a Congada estão sujeitas à alterações.

Prefeitura de São Tomás confirma festejos que ocorrerão de forma discreta