MOUNTAIN BIKE

Paraíso brilha no Canastra Ride 2021

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Esporte | 27-11-2021 19:27 | 657
Ciclistas paraisenses mais uma vez marcaram presença no Canastra Ride e obtiveram bons resultados
Ciclistas paraisenses mais uma vez marcaram presença no Canastra Ride e obtiveram bons resultados Foto: Marco Aurelio Pessone – Fama Studio

Nos dias 20 e 21 de novembro foi realizado em São João Batista do Glória mais uma edição do Canastra Ride. Com competições de alto nível sobre as bikes, os participantes desfrutaram de cenários paradisíacos ao longo do percurso. Entre centenas de participantes, as ciclistas paraisenses Eliane Pessone e Eliana Oliveira se deram muito bem nas disputas e conquistaram o troféu de primeiro lugar em suas respectivas categorias.

O Canastra Ride surgiu em 2013 e é apontado como o primeiro do gênero na região. O evento possui uma organização extremamente experiente e pronta para proporcionar a melhor experiência para os atletas. Ideal para a prática de esportes outdoors, entre eles o Mountain Bike, a região oferece trilhas, estradões e cachoeiras ao longo de sua extensão. Ao longo dos anos a iniciativa se consolidou sendo destaque pela geração de receita através do turismo na cidade sede do evento e agregando muito valor no segmento de eventos da modalidade, com muitos voluntários trabalhando na trilha, kit do atleta, infraestrutura e um circuito exclusivo e desafiador.

Desde a sexta-feira, 19, o evento foi aberto de forma oficial sendo disponibilizados espaços de acolhimento na praça de alimentação e nas lojas parceiras. Também neste dia foi realizada a primeira retirada de kits para os participantes. As disputadas tiveram início no sábado, 20, inicialmente com a largada dos competidores na categoria Pro. No domingo, 21, foram realizadas provas nas categorias Pro e Sport, com largada logo pela manhã e também com a realização do cicloturismo. Para a realização do evento foram estabelecidos e cumpridos protocolos sanitários para coibir os efeitos da pandemia, sendo exigido o uso de máscara, álcool em gel e medidas de distanciamento.

Destaques

De acordo com informações dos organizadores Thaune Ribeiro e Denner Silveira, a 8ª edição do Canastra Rider teve 100 inscritos na categoria Pro e 101 na categoria Sport. Entre os paraisenses participantes destaque para Eliane Pessone, que conquistou o primeiro lugar na categoria Sport Feminina. Ela comemorou a conquista que tem um significado especial, após uma prova dura com participantes do Brasil inteiro. "Ganhar o canastra Ride pra mim significa a realização de um sonho, uma prova dura com participantes do Brasil inteiro", conta.

Eliane diz que sempre foi apaixonada pelo terreno técnico e bem peculiar como o da Serra da Canastra. "Desde quando participei a primeira vez em 2018, sabia que se me dedica-se mais aos treinos poderia melhorar meu resultado", comenta.

O que não faltou foi dedicação e empenho. "Então treinei muito e em 2019 conquistei o segundo lugar. Aí pensei que teria um resultado melhor em 2020 só que com a pandemia a competição foi transferida para 2021". A ciclista continuou treinando forte para agora comemorar a conquista. "Treinei quase dois anos para subir no lugar mais alto do pódio. Confesso que não foi fácil conciliar trabalho e os treinos. Mais eu consegui", celebra.

De igual forma Eliana Oliveira, subiu no mais alto do pódio, na categoria Elite Pro Feminina. Também alcançaram posições destacadas, João Costa, segundo colocado na categoria Sport Veterano Masculino e Fausto Kolling, terceiro lugar na categoria Sport Senior Masculino.

A prova foi realizada no sistema maratona com dois percursos sendo a etapa Rainha no primeiro dia com 67 quilômetros de extensão e no segundo dia com 50 quilômetros na categoria Pro. Na categoria Sport a disputa foi em um dia, com 50 quilômetros. O percurso passou por diferentes tios de vias como estradas de terra, riachos, trilhas naturais, propriedades particulares e estradas pavimentadas.

Eliane Pessone comemorou a conquista após anos de persistência