SOCIOASSISTENCIAL

Servidores de Paraíso conhecem serviço de Vigilância Socioassistencial de Ribeirão

Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-11-2021 05:24 | 168
Servidores de Paraíso visitaram secretaria de Assistência Social em Ribeirão Preto para intercâmbio de informações
Servidores de Paraíso visitaram secretaria de Assistência Social em Ribeirão Preto para intercâmbio de informações Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto (SP) recebeu, na última semana, a visita de uma comitiva de São Sebastião do Paraíso, composta pelo secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo de Carvalho, Marcela Arantes, coordenadora de Controle Social e Elaine Ramos, gestora de Vigilância Social. O município paraisense tenciona criar um programa de vigilância sociassistencial para atendimento de pessoas em condições de vulnerabilidade. Servidores das duas cidades já haviam mantido contato quando da realização de uma conferência em Paraíso.

A reunião teve a participação da secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, Crisângela Araújo, diretora do Departamento de Proteção Social Básica e a equipe gestora da Vigilância Socioassistencial no município. O objetivo do encontro é a intenção de implantação da vigilância socioassistencial no município de São Sebastião do Paraíso.

A iniciativa visa estabelecer a cronologia e a construção de ideias para preparação da assistência à sociedade. Com isso, foi pautado o uso do prontuário eletrônico, onde é registrado um histórico completo das condições do cidadão, incluindo principalmente as vulnerabilidades. Até o momento, Ribeirão Preto segue pioneira neste sistema no estado de São Paulo.

O secretário Ronaldo de Carvalho avaliou que as tratativas foram positivas em função do intercâmbio de informações e conhecimento adquirido. "O encontro realizado com a equipe da Vigilância Socioassistencial de Ribeirão Preto foi de grande valia, pois proporcionou um espaço de troca de experiências. Mesmo sendo cidades de portes distintos, conseguimos enxergar com clareza o caminho a ser percorrido para a implantação em São Sebastião do Paraíso, com vistas a melhorar os serviços prestados dentro da política de Assistência Social no nosso município", avalia.

O contato entre os funcionários dos dois municípios foi estabelecido através da participação de Crisângela Araújo na conferência da Assistência Social em Paraíso. "Na oportunidade, foi falado sobre a nossa Vigilância Socioassistencial, que se encontra em implementação. Eles ficaram bastante interessados em vir conhecer como desenvolvemos o nosso trabalho e acredito que essa troca enriquece ambas as cidades", completa.

Esta é a terceira vez que Ribeirão Preto se torna referência nos serviços da Assistência Social. Comitivas de Tambaú e de Serrana já estiveram na cidade para conhecer o NAEM - Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher e a estrutura da Residência Inclusiva. "Sem dúvida estamos no caminho certo, quando nos tornamos referência em bons exemplos é porque temos resultados positivos que beneficiam acima de tudo os usuários da rede assistencial", avalia Renata Corrêa.