HOMENAGEADO

Paraisense é homenageado pelo Xavante Clube de Altinópolis

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Esporte | 05-12-2021 00:12 | 434
Juvenil 1954 - Pedro Sérgio, Valtinho, Nenem goleiro, Saltão, Jairo, Oswaldo, Romero Mafra, Joel, Tantinho, Dito e Leo
Juvenil 1954 - Pedro Sérgio, Valtinho, Nenem goleiro, Saltão, Jairo, Oswaldo, Romero Mafra, Joel, Tantinho, Dito e Leo Foto: Arquivo

O Xavante Clube de Altinópolis, homenageia na manhã deste sábado (4/12), o paraisense Jairo Jordão (Jairinho). Ex-presidente do referido clube, ele residiu na vizinha cidade paulista onde foi comerciante. Desportista, iniciou na carreira futebolística no Infantil da Associação Atlética Paraisense. Jogou em várias equipes e depois se tornou técnico de futebol. Há alguns anos é professor no Clube Esportivo Tubarão.

O Infantil da A. A. Paraisense na década de 1950 revelou grandes craques para equipes amadoras e profissionais, para a própria Paraisense, Operário, dentre outras. No Infantil e Juvenil da AAP Jairinho foi contemporâneo dos irmãos Chico e Luiz Cechini, Laércio e Waltinho do Aprígio, Lérinho, Valtinho do Lilico, Madinho, Jairo, Osvaldo. Jogou no Industrial, outra grande equipe paraisense, ao lado de João Reliquias, Afonso Bonacini, Evaristo.

Jairo jogou no juvenil do Guarani de Campinas, no Atlético Mineiro em 1957 e em 1960 mudou-se para Altinópolis. Foi técnico e diretor de esportes do Altinópolis F.C., fundou o São Paulo F.C. (São-paulinho) equipe que participou de 38 partidas invictas. Também foi técnico do Serrana E.C.

Sócio fundador, presidiu o Xavante Clube por mais de quatro anos, participava ativamente das atividades, na parte social e esportiva, e sempre participava dos “rachas”. Com o passar dos anos, passou desenvolver um trabalho com adolescentes, equipes de base, passando-lhes suas experiências táticas e regras do futebol.

Em 2011 por seus méritos recebeu placa de prata do Xavante que neste sábado, às 10 horas lhe prestará justa e merecida homenagem.