PANDEMA

Paraíso tem segundo óbito por covid e deve confirmar mais duas mortes

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 19-01-2022 15:07 | 2345
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso registrou na terça-feira,18, a segunda morte do ano motivada por complicações da covid-19. O caso consta no boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura que informa que o município agora soma 286 óbitos por esta causa. No entanto, outros dois casos devem ser confirmados ainda hoje no boletim a ser divulgado oficialmente no início da noite. No informativo de terça-feira,18, foi informado o aumento das vagas de internações na Enfermaria da Santa Casa, que passou para 15 leitos, sendo que 11 estavam ocupados.

Depois de ficar 38 dias sem nenhuma ocorrência de morte por covid, - o penúltimo caso tinha sido em 11 de dezembro, do ano passado - Paraíso voltou a registrar ao menos duas situações desta doença no começo da semana. A primeira morte do ano relacionada a enfermidade tinha ocorrido na segunda-feira,17, envolvendo um homem de 92 anos. No dia seguinte, um novo caso foi registrado, aumentando para 286 os óbitos desde o início da pandemia. Trata-se de uma mulher de 81 anos.

Informações obtidas pelo Jornal do Sudoeste são de que mais duas mortes teriam ocorrido na cidade entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira. Os dados oficiais vão constar no boletim epidemiológico que será divulgado no início da noite. Com isso será confirmada a quarta morte por covid no ano em Paraíso.

Desde o segundo semestre de 2021 que este tipo de situação tinha desacelerado no município. Assim como em todo o país o quadro mais estável foi justificado pelo avanço e os efeitos positivos da vacinação junto a população.

Em igual período do ano passado, nos primeiros 16 dias de janeiro Paraíso tinha registrado ao menos seis óbitos. Em 2022, já são duas ocorrências oficiais e duas a serem confirmadas no boletim.

Ainda conforme o boletim divulgado, na terça-feira, 18, Paraíso registrou 179 novas notificações e teve 79 casos confirmados. São 485 pessoas mantidas em isolamento domiciliar e 1504 como suspeitos monitorados. Desde o início da pandemia já são 7.327 pessoas que se recuperaram.

Na Santa Casa de Misericórdia, agora são 15 leitos de Enfermaria disponibilizados para tratamento da covid, com 11 ocupados. Na UTI Covid, a taxa de ocupação chega a 80%. Dos 10 leitos existentes oito estavam ocupados. Nas duas alas dos 19 pacientes internados e que fazem tratamento via SUS (Sistema Único de Saúde) nove são paraisenses.