CURTAS EDIÇÃO 2609

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-05-2022 06:14 | 263
Foto: Arquivo

Chafaris
A prefeitura de São Sebastião do Paraíso anunciou que deu início nesta semana, à montagem do conjunto de chafarizes da Lagoinha. O dispositivo será formado por oito balsas com iluminação de led e jatos de água, com cinco e dez metros de altura. As balsas serão distribuídas nas duas extremidades da lagoa. Também foi dada continuidade às obras de remodelação dos canteiros e recuperação de pontos do calçamento praça Santa Paula Frassinetti, a Lagoinha.

Revitalizando
O trabalho de revitalização da Lagoinha foi iniciado, em dezembro do ano passado, com as primeiras ações depois que houve o esgotamento da lagoa. No início deste ano foi realizado o serviço de remoção de rejeitos e aprofundamento da base. As obras prosseguem com o intuito de resgatar mais um espaço público e devolvê-lo para a comunidade, o que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano quando os trabalhos deverão estar todos concluídos. Em 2021 houve a revitalização da fonte luminosa, no centro da cidade, também considerado um ponto turístico da cidade.

Mutirão
Em virtude dos altos índices de infestações do mosquito da dengue no município, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizará neste sábado,14, mais uma edição do Mutirão de Limpeza contra a dengue. A ação vai abranger os bairros Santa Tereza e Jardim Diamantina, bem como as áreas adjacentes. Nesta semana foi preciso uma ação mais contundente em várias regiões da cidade, inclusive a área central com a utilização do fumacê, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, do Governo de Minas Gerais, devido ao grande índice de locais com infestação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Pira Olímpica
Não passou batido não, fica registrado que durante a abertura dos jogos escolares, em Paraíso, no começo de semana a pira olímpica foi levada pela estudante Adrielly Cristina de Paula. A atleta é campeã brasileira paraolímpica 1000 metros rasos, vice-campeã brasileira 250 metros rasos - “Paraolimpíadas Escolares 2019 – São Paulo” e aluna do Projeto Futsal Feminino. Os Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior programa esportivo-social do país. É uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. Nesta hora os protagonistas entram na quadra e os coadjuvantes ficam no palanque.

Juventude
E chegou ao fim a realização da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) realizado durante a semana em São Sebastião do Paraíso. A cidade foi literalmente invadida por uma juventude sadia que esteve presente em várias quadras esportivas das escolas da cidade para a disputa dos jogos. São estudantes de 16 cidades, inclusive os locais que optaram pelo esporte e uma vida saudável. Foram dois anos longe das quadras, já que as restrições da pandemia do covid-19 impossibilitaram que eventos desta natureza fossem realizados. Os campeões de cada modalidade vão poder prosseguir nas etapas seqüentes da competição e já recebem os votos de boa sorte.

Acidentes
Coincidentemente nesta semana foram registrados acidentes em dois pontos críticos de Paraíso onde está prometida a instalação de semáforos. Um deles é o cruzamento das avenidas Oliveira Rezende com a Alferes Manoel Caetano. Outro ponto é a Rua Santa Luzia com a avenida Wenceslau Bras. O processo de licitação tem seu rito próprio e não se resolve  da noite para o dia. Talvez se optasse por colocar radar como na Zezé Amaral pudesse ter uma resolução mais rápida já que o dispositivo em funcionamento desde o ano passado está em pleno funcionamento. Ainda na semana teve acidente no trevo da MG-050, parece coincidência em pleno Maio Amarelo quando acontece a campanha de conscientização sobre educação no trânsito. 

Vaquinha
A partir deste domingo, 15 de maio, estará permitido aos partidos e pré-candidatos a realização da chamada “vaquinha virtual” para a realização de arrecadação de recursos. Não bastasse a polpuda verba do fundo partidário eleitoral que muita gente fica com olho gordo ao se candidatar, há também outras modalidades de obtenção de recursos para financiar as campanhas. Doadores devem ser identificados e a benesse deve entrar na prestação de contas. O repasse é limitado a 10% dos rendimentos brutos do doador conforme valores declarados à Receita Federal.

Desobrigadas
Por meio de ofício enviado aos Tribunais Regionais Eleitorais, o TSE informou que as cooperativas de crédito não são obrigadas a abrir contas de campanha. A orientação está em Nota Informativa do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (DENOR) do Banco Central do Brasil. A abertura das contas de campanha deve ser solicitada até dez dias após a concessão do CNPJ pela Secretaria da Receita Federal. E as instituições financeiras devem realizar a abertura da conta em até três dias úteis a partir do pedido.

Indicação
O vereador Pedro Sérgio Delfante é o autor da indicação encaminhada ao prefeito Marcelo Morais que pede a ampliação do horário de funcionamento nas Unidades de Saúde da Família nos bairros São Sebastião e São Pedro. De acordo com a reivindicação o atendimento nestes locais seria estendido até as 20 horas. A iniciativa visa atender uma parcela da população, pessoas que deixam de procurar atendimento por indisponibilidade no horário comercial. O autor argumenta ainda que muitas pessoas não possuem condições de deslocamento e residem em bairros distantes como Nascentes do Paraíso, Azul Ville, Jardim Diamantina, entre outros.

Centenárias
Ainda sobre a visita do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, a hospitais, no início da semana ele passou por três instituições centenárias. Ele e sua comitiva foram à Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé, com quase 115 anos, Santa Casa de Arcos – que presta serviços à população desde 1940 -, e à Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, fundada em 1897, portanto irá completar 125 anos. Instituições centenárias, sendo referências em atendimento público para a população mineira.

Parcerias
O secretário destacou o trabalho realizado pela Santa Casa de Paraíso. “Estou muito feliz pelo que eu vi aqui e fico muito impressionado de saber como a sociedade civil, quando junta com a vontade do prefeito, dos deputados, da Secretaria (de Estado) de Saúde, como o resultado é importante e promissor”, disse. Citou ainda que em um hospital da magnitude, da Santa Casa de Paraíso com essa importância na alta complexidade, “lhe traz grande esperança em tudo que a gente vem fazendo em relação às políticas públicas”. Ele destacou o cumprimento pelo Estado do investimento mínimo de 12% na saúde, que resultou em programas para ofertar mais assistência e qualidade de serviços aos usuários, como o Valora Minas e o Opera + Minas.