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Presidente do INPAR informa situação financeira do Instituto e regularização de serviços em atraso

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 14-05-2022 07:19 | 1467
Presidente do INPAR, o vice-prefeito Dr. Daniel Talles de Oliveira
Presidente do INPAR, o vice-prefeito Dr. Daniel Talles de Oliveira Foto: Reprodução

Funcionários públicos municipais de São Sebastião do Paraiso, principalmente os aposentados e pensionistas que recebem seus salários através do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de São Sebastião do Paraiso, “IN PAR”, questionam sobre aa situação financeira, receita e despesas do instituto de previdência municipal.  Para trazer essas importantes informações aos servidores, inativos e da ativa, o Jornal do Sudoeste procurou o presidente do INPAR, o vice-prefeito Dr. Daniel Talles de Oliveira, para que ele nos fornecesse esta interessante informação.

Gentilmente, Dr. Daniel autorizou o gerente administrativo do INPAR, Petri Cauduro Alcântara, passar estes dados.

Em abril de 2022 o total de beneficiários do INPAR são 595, sendo 464 aposentados e 131 pensionistas e cinco funcionários que trabalham no serviço administrativo.

Em abril o valor total de despesa com a folha de pagamentos foi de R$ 2.051,071,84 e a receita, ou dinheiro arrecadado das contribuições dos servidores da ativa e da parte patronal, no caso a Prefeitura, foi R$ 2.264,105,09 -, sendo uma despesa total de R$ 2.172,084, 16. O superávit (sobra entre receita e despesa) em abril foi R$ 92.020.93.

Conforme nos foi informado, o INPAR tem aplicado, em investimento, R$ 2.149.467,37. Outro detalhe a ser ressaltado, é que desde da primeira semana do mês de janeiro de 2022, com a mudança da sede própria administrativa desta entidade previdenciária, da Avenida Angelo Calafiori, para uma ampla sala dentro do prédio da Prefeitura, passou o INPAR passou a ter uma economia mensal R$ 1.000,00.  O prédio próprio do instituto na Mocoquinha, será alugado e o dinheiro do aluguel aplicado em investimentos para fazer caixa em prol de cobrir despesas do órgão. 

O presidente do INPAR, Dr. Daniel, disse ao JS que desde o ano de 2015 as pastas de aposentados e pensionistas não estavam sendo lançadas. Neste mês de maio estamos finalizando todos os envios das pastas até 2022, sendo enviadas para o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, para homologação, explicou.

Dr. Daniel disse que está empenhado totalmente para rever recursos que estão encravados e quando for resolvido, vai sim aumentar consideravelmente o caixa do INPAR, que é responsável por manter em dia a folha de pagamento mensal de aposentados, pensionistas, afastados por motivo de saúde e também pensar no futuro dos servidores da ativa, que também serão os futuros aposentados.

A posse do novo conselho do INPAR foi em 12 de novembro de 2021, portanto há seis meses.